Estou a ler:

Compare o teor de sal na mostarda

Notícias

Compare o teor de sal na mostarda

Através dos rótulos, conseguimos comparar, no momento da compra, dois ou mais produtos relativamente ao seu teor de sal. Hoje comparamos duas conhecidas marcas de “mostarda” ou mais concretamente – condimento de mostarda. Saiba mais.

Bowl of smooth Dijon mustard

Através dos rótulos, conseguimos comparar, no momento da compra, dois ou mais produtos relativamente ao seu teor de sal.

Hoje comparamos duas conhecidas marcas de “mostarda” ou mais concretamente – condimento de mostarda – sendo este um condimento à base de sementes de mostarda, vinagre e água. Verificamos que, por 100g do mesmo produto, existem marcas que apresentam bastante mais sal do que outras.

Por exemplo, e neste caso, temos dois produtos com valores de sal bastante diferentes: Um produto contém 5g de sal, comparativamente com outro que contém 3,8g. Têm, portanto, uma diferença significativa de sal (1,2g)/100g:

rotulos

O sal é um componente que quando consumido em excesso pode aumentar o risco de aparecimento e/ou progressão de diversas doenças como cancro, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarga renal. O consumo máximo diário por pessoa não deverá exceder os 5g (uma colher de chá).

A legislação sobre alegações nutricionais e de saúde indica o que se entende por “baixo teor de sal”; “muito baixo teor de sal” e “sem sal”:

Baixo teor de sal: ≤ 0,12g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Muito baixo teor de sal: ≤ 0,04g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Sem sal: 0,005g de sal por 100g ou 100ml de produto.

A leitura dos rótulos é essencial para fazer escolhas saudáveis.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Compare o teor de sal na mostarda

2 responses to “Compare o teor de sal na mostarda”

  1. Sandra Esteves says:

    Estou completamente de acordo, porem muitas pessoas desconhecem esse facto , deveria existir mais profissionais de saúde a esclarecer a população , bem como a utilização de marketing social.

  2. Luísa Moreira says:

    Descobri hoje este site, e estou bastante agradada.
    Consumo mostarda para condimentar alguns pratos e, nunca me tinha apercebido deste pormenor do sal. Logo eu que sou hipertensa. Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

  • 26 November, 2024

    Abertura de Concurso para projetos no âmbito do PNPAS

    Encontra-se aberto um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como como finalidade contribuir para uma melhor resposta das instituições de saúde e dos seus profissionais para o aconselhamento para uma alimentação saudável a populações migrantes.

    Ler mais
  • 25 October, 2024

    Guia para influenciadores digitais sobre boas práticas na comunicação sobre alimentação infantil

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) lançaram um novo Guia para Influenciadores Digitais que pretende ser uma ferramenta de apoio para a comunicação de conteúdos relacionados com os substitutos do leite materno e de alimentos para bebés em ambiente digital. Este guia surge tendo em conta a importância da alimentação […]

    Ler mais
  • 12 September, 2024

    10 (+1) recomendações para que uma alimentação saudável no regresso às aulas

    No dia em que milhares de crianças regressam à escola, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em conjunto com a Direção-Geral da Educação, publicam um guia com 10 (+1) recomendações para uma alimentação saudável no regresso às aulas.

    Ler mais