Estou a ler:

Compare o teor de sal na mostarda

Notícias

Compare o teor de sal na mostarda

Através dos rótulos, conseguimos comparar, no momento da compra, dois ou mais produtos relativamente ao seu teor de sal. Hoje comparamos duas conhecidas marcas de “mostarda” ou mais concretamente – condimento de mostarda. Saiba mais.

Bowl of smooth Dijon mustard

Através dos rótulos, conseguimos comparar, no momento da compra, dois ou mais produtos relativamente ao seu teor de sal.

Hoje comparamos duas conhecidas marcas de “mostarda” ou mais concretamente – condimento de mostarda – sendo este um condimento à base de sementes de mostarda, vinagre e água. Verificamos que, por 100g do mesmo produto, existem marcas que apresentam bastante mais sal do que outras.

Por exemplo, e neste caso, temos dois produtos com valores de sal bastante diferentes: Um produto contém 5g de sal, comparativamente com outro que contém 3,8g. Têm, portanto, uma diferença significativa de sal (1,2g)/100g:

rotulos

O sal é um componente que quando consumido em excesso pode aumentar o risco de aparecimento e/ou progressão de diversas doenças como cancro, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarga renal. O consumo máximo diário por pessoa não deverá exceder os 5g (uma colher de chá).

A legislação sobre alegações nutricionais e de saúde indica o que se entende por “baixo teor de sal”; “muito baixo teor de sal” e “sem sal”:

Baixo teor de sal: ≤ 0,12g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Muito baixo teor de sal: ≤ 0,04g de sal por 100g ou 100ml de produto;

Sem sal: 0,005g de sal por 100g ou 100ml de produto.

A leitura dos rótulos é essencial para fazer escolhas saudáveis.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Compare o teor de sal na mostarda

2 comentários a “Compare o teor de sal na mostarda”

  1. Sandra Esteves diz:

    Estou completamente de acordo, porem muitas pessoas desconhecem esse facto , deveria existir mais profissionais de saúde a esclarecer a população , bem como a utilização de marketing social.

  2. Luísa Moreira diz:

    Descobri hoje este site, e estou bastante agradada.
    Consumo mostarda para condimentar alguns pratos e, nunca me tinha apercebido deste pormenor do sal. Logo eu que sou hipertensa. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais