Estou a ler:

Congresso “Alimentação na(s) deficiência(s)”

Notícias

Congresso “Alimentação na(s) deficiência(s)”

Perto de duas centenas de técnicos e especialistas participaram, no Porto,  no congresso “Alimentação na(s) deficiência(s)”, uma iniciativa que durante  dois dias analisa e define estratégias para políticas de alimentação de um universo que em Portugal pode abranger mais de um milhão e 700 mil  pessoas com uma incapacidade, física, intelectual, psiquiátrica, sensorial ou neurológica. Saiba mais aqui.

Alimentação e deficiencias

Alimentação na(s) deficiência(s)

Perto de duas centenas de técnicos e especialistas participaram, no Porto,  no congresso “Alimentação na(s) deficiência(s)”, uma iniciativa que durante  dois dias analisa e define estratégias para políticas de alimentação de um universo que em Portugal pode abranger mais de um milhão e 700 mil  pessoas com uma incapacidade, física, intelectual, psiquiátrica, sensorial ou neurológica (dados do Censos 2011). Num projeto inovador em Portugal (liderado pela  Associação do Porto de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a  Direção-Geral de Saúde), o congresso que se realiza no Centro de  Congressos da Alfândega do Porto tem por objetivo a definição de estratégias, normas, condutas e “manuais” que, mais tarde, com  divulgação e aplicação abrangentes, possam vir a ser implementadas a nível nacional.

Congresso "Alimentação na(s) deficiência(s)" 1

O congresso conta também com a presença de representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), assim permitindo uma troca de experiências e das dificuldades sentidas pelas pessoas com deficiência e pelos cuidadores oriundos de realidades distintas da nacional.

Congresso "Alimentação na(s) deficiência(s)" 2

De referir que este projeto é apoiado pela Direção-Geral de Saúde. E que, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, coube à Associação do Porto de Paralisia Cerebral definir e implementar diretrizes no que concerne às estratégias alimentares para pessoas com deficiências (que não exclusivamente casos de pessoas com paralisia cerebral).

Imagens cedidas pela organização do Congresso
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Congresso “Alimentação na(s) deficiência(s)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais