Estou a ler:

COSI – 10 anos depois (Uma história de sucesso com Portugal no centro)

Notícias

COSI – 10 anos depois (Uma história de sucesso com Portugal no centro)

Celebramos este ano uma década de COSI (Childhood Obesity Surveillance System) um projeto da OMS-Europa criado para monitorizar a evolução da obesidade infantil a nível europeu.

COSI foto

Celebramos este ano uma década de COSI (Childhood Obesity Surveillance System) um projeto da OMS-Europa criado para monitorizar a evolução da obesidade infantil a nível europeu.

Foi no Vimieiro que em 13-14 de dezembro de 2007, se reuniu pela primeira vez um grupo técnico de investigadores para lançar este projeto em 13 países.

Portugal, através da Direção-Geral da Saúde e da Plataforma contra a Obesidade, esteve presente desde o primeiro minuto neste grupo fundador e lidera ainda, com outros países, este projeto em parceria com o INSA.

Atualmente, o COSI está presente em mais de 35 países da região Europeia da OMS e avalia cerca de 300 000 crianças, de três em três anos, tornando-se na maior rede mundial neste tipo de monitorização.

Para realizar esta enorme operação logística em Portugal, estão envolvidas todas as ARS’s e direções regionais da Madeira e Açores, sob coordenação da DGS e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, através dos coordenadores regionais em cada região de saúde – Algarve (Teresa Sofia Sancho); Alentejo (Rosa Espanca); Lisboa e Vale do Tejo (Ana Dinis); Centro (Ilídia Duarte); Norte (Teresa Rodrigues); Madeira (Carmo Faria) e Açores (Rita Carvalho).

Apesar das enormes dificuldades de recursos humanos e materiais a nível nacional, tem sido possível manter esta importante rede através de muitos e dedicados profissionais do Sistema Nacional de Saúde, muito particularmente Nutricionistas, Enfermeiros e também de Médicos sob a coordenação da Prof. Ana Rito (INSA).

Os dados retirados em 2016 (já com amostras representativas de todas as regiões nacionais) permitirão a tomada de decisões políticas e de saúde a nível regional e o compromisso de todas regiões para combater a obesidade infantil, que apesar de estar (aparentemente) estável é ainda das mais elevadas em toda a Europa, comprometendo seriamente a saúde e o futuro de muitas gerações de portugueses.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: COSI – 10 anos depois (Uma história de sucesso com Portugal no centro)

6 comentários a “COSI – 10 anos depois (Uma história de sucesso com Portugal no centro)”

  1. […] mais informações consulte o blogue Nutrimento do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação […]

  2. lurdes Baía diz:

    Muitos parabéns pelo carinho, dedicação e resiliência de todos.
    Um abraço

  3. Maria Filomena de Morais Sarmento Machado Matos diz:

    A obesidade é um sério problema de saúde. Admiro a dedicação dos profissionais de saúde.
    Eu própria como pessoa e profissional sinto que devo focar-me mais nesse assunto.
    Parabéns ao trabalho de todos!

  4. FMV diz:

    Parabéns e continuação de Bom Trabalho.
    O Combate sério à obesidade infantil deve ser um compromisso que n/ convoque a Todos.

  5. Carmo Soqueiro diz:

    É um tema de uma importância enorme e do qual eu gosto muito por isso dou os meus parabéns a todos os Profissionais do qual fazem parte.

  6. MOEP diz:

    Parabéns a todos pelo bom trabalho. Sinto-me orgulhoso por pertencer ao grupo de colaboradores locais do COSI. São iniciativas como esta que merecem todo o nosso empenho e dedicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais