Estou a ler:

Dados do eurostat relativos ao consumo de bebidas refrigerantes açucaradas

Notícias

Dados do eurostat relativos ao consumo de bebidas refrigerantes açucaradas

Segundo os dados mais recentes do Eurostat, em 2019, 9% da população da União Europeia com idade igual ou superior a 15 anos bebia bebidas refrigerantes açucaradas diariamente. Portugal encontra-se abaixo da média Europeia, mas ainda com valores de consumo diários elevados (8,6%). Saiba mais aqui.

Segundo os dados mais recentes do Eurostat, em 2019, 9% da população da União Europeia com idade igual ou superior a 15 anos bebia bebidas refrigerantes açucaradas diariamente. Portugal encontra-se abaixo da média Europeia, mas ainda com valores de consumo diários elevados (8,6%).

 

Estes dados vêm reforçar a necessidade do desenvolvimento de ações como o imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas e adicionadas de edulcorantes, aprovado pela Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, e revisto pela Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro, com vista à introdução de novos escalões de taxação. Entre 2016 e 2020 o teor de açúcar destas bebidas sofreu uma diminuição de 17%.

A regulação da publicidade e marketing alimentar, assim como o plano para a reformulação dos produtos alimentares (refrigerantes, néctares, leite com chocolate, iogurtes e leites fermentados, cereais de pequeno-almoço) são outros exemplos de ações que se encontram a decorrer e que podem ter um forte impacto na redução do consumo de bebidas refrigerantes açucaradas em Portugal.

Pode consultar os dados aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Dados do eurostat relativos ao consumo de bebidas refrigerantes açucaradas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 20 Maio, 2023

    Portugal é o 8º país mais preparado para combater a obesidade

    Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

    Ler mais
  • 19 Maio, 2023

    Novos dados da OMS Europa demonstram como a pandemia COVID-19 afetou os hábitos alimentares e de atividade física das crianças na Europa

    Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.

    Ler mais
  • recomendação de consumo de pescado nutrimento pnpas

    Recomendações para o consumo de pescado

    Foram publicadas esta semana as recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa. O consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar o seu consumo em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas. De acordo com estas recomendações, para estes grupos vulneráveis, o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana é o adequado, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

    Ler mais