Estou a ler:

DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

Notícias

DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

“Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.

“Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal.

A concentração de pessoas em áreas limitadas ao ar livre, durante períodos longos e sujeitas a temperaturas elevadas, pode potenciar efeitos graves na saúde, nomeadamente desidratação, descompensação de doenças crónicas ou toxinfeções alimentares.

Mas com alguns pequenos cuidados alimentares é possível prevenir ou minimizar muitos destes riscos e ainda dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica, que se adequa às necessidades aumentadas de água e a um consumo alimentar seguro.

Foi com este objetivo que a DGS também produziu o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa”. A JMJ é um ambiente de convívio que junta milhares de jovens de todo o mundo e que, realizando-se este ano em Portugal, pode ser uma oportunidade para dar a conhecer melhor a alimentação portuguesa de inspiração mediterrânica.

Este guia da alimentação portuguesa pretende dar a conhecer a nossa cultura alimentar, dando especial destaque aos aspetos que permitem pôr em prática os princípios de uma alimentação saudável. É explicado como é que a alimentação portuguesa combina prazer e saúde à mesa, são descritos alguns alimentos que têm um papel de destaque na alimentação “à portuguesa”, bem como formas de preparação culinária muito típicas da tradição alimentar nacional.

Tome nota das principais recomendações para uma boa hidratação e para uma alimentação segura:

Recomendações “Mantém-te hidratado”
• Começar a beber água logo pela manhã.
• Não esperar até sentir sede e beber água com frequência, pelo menos 8 a 10 copos.
• Ter sempre água na mochila e procurar por pontos de água que possam existir nos recintos da JMJ.
• Optar por água ou águas aromatizadas caseiras e infusões sem adição de açúcar.
• Evitar as bebidas alcoólicas pois fazem aumentar as necessidades hídricas. Evitar também as bebidas refrigerantes.
• Estar atento aos sinais de desidratação, nomeadamente à cor da urina. Urina abundante e sem cor é um bom sinal. A hidratação deve ser reforçada quando forem verificados alguns destes sinais: boca seca, fadiga, dor de cabeça, tonturas e sede extrema.
• Os alimentos também contam. Optar por alimentos que são ricos em água como a fruta e os hortícolas, bem como por alguns pratos mediterrânicos como a sopa.

Recomendações “Alimenta-te bem e em segurança”
• Colocar os alimentos à sombra, longe da exposição solar direta.
• Escolher alimentos que não se alterem com o calor como o pão, as conservas, os frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs,…) e algumas frutas e hortícolas previamente lavados.
• Se escolher alimentos mais perecíveis (iogurtes, queijo, alguns tipos de frutas como melancia, melão, meloa, pêssego, cerejas…), devem ser acondicionados numa geleira ou mala térmica.
• Lavar os alimentos frescos em casa e transportá-los numa caixa fechada.
• Evitar molhos. Dar preferência ao azeite e vinagre ou limão para temperar.
• Preparar ou adquirir os alimentos preferencialmente no próprio dia.
• Não esquecer de lavar previamente as mãos e os utensílios.
• Não utilizar os mesmos materiais para diferentes alimentos, quer em cru ou confecionado.
• Verificar o prazo de validade antes de adquirir ou comer qualquer alimento.

Materiais:

“Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” 

“Eat, drink and live like Portuguese”

DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023 1

“Mantém-te hidratado”

DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023 2

“Alimenta-te bem e em segurança”

DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023 3

Todos estes materiais (versão em português e inglês) estão disponíveis para descarregar, em português e inglês.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais
  • 19 Julho, 2023

    WHO Guideline sobre ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova Guideline sobre a ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças. Esta guideline apresenta recomendações atualizadas e baseadas na evidência científica mais recente sobre a ingestão de hidratos de carbono para reduzir o risco de doenças crónicas em adultos e crianças, destacando a importância da “qualidade” dos hidratos de carbono.

    Ler mais