Estou a ler:

DGS publica norma sobre Obesidade

Notícias

DGS publica norma sobre Obesidade

A DGS acaba de publicar norma sobre Gestão Integrada da Obesidade - Candidatura e revalidação anual de requisitos para Centros de Tratamento Cirúrgico de Obesidade. Saiba mais.

Norma DGS

A DGS acaba de publicar norma sobre Gestão Integrada da Obesidade – Candidatura e revalidação anual de requisitos para Centros de Tratamento Cirúrgico de Obesidade.

A elevada prevalência de obesidade constitui um importante problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial de Saúde refere que, em 2014, 13% da população mundial adulta é obesa. Portugal acompanha as tendências mundiais nesta matéria.

Em pessoas com obesidade grave, a cirurgia bariátrica é um tratamento que permite a redução significativa de peso, apresentando benefícios substanciais e com impacto positivo na saúde global dos doentes. Contudo, tanto a especificidade desta cirurgia, como a do próprio doente obeso implicam a existência de critérios de qualidade e de funcionamento para as instituições hospitalares, de forma a garantir a qualidade e a segurança da prestação de cuidados de saúde.

Neste sentido, e de acordo com a norma, os Centros de Tratamento Cirúrgico de Obesidade (CTCO) devem cumprir requisitos específicos.