Dia Mundial da Água – Beba água, mas não com açúcar

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água.

A água está no centro da roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.

A água está presente em grandes quantidades na fruta, nos hortícolas, no leite ou em preparados como a sopa. Portugal tem também excelentes águas minerais, desde Monchique no Algarve a Vidago no extremo norte do nosso país. E a água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos.

Mas para que o consumo de água aumente é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares, universidades e até locais públicos como estações de comboio, metro, praias, aeroportos ou centros comerciais.

E que exista uma vontade e responsabilização das entidades que fazem a gestão destes espaços para disponibilizar e promover o consumo de água ao longo do dia.

Desta forma, o PNPAS lançou em 2017 a campanha #águapública que promove o consumo de água da rede pública através de bebedouros e que conta com 80 participações a nível nacional, no qual ainda pode participar com o seu contributo.

Lembre-se da água, mantenha-se hidratado.

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: