Estou a ler:

Dia Mundial do Combate à Obesidade 2018

Notícias

Dia Mundial do Combate à Obesidade 2018

Para celebrar e assinalar o Dia Mundial do Combate à Obesidade voltamos a relembrar o lançamento do Manual destinado aos prestadores de cuidados de saúde nesta área. Saiba mais.

Dia mundial do combate a obesidade

Dia Mundial do Combate à Obesidade

Para celebrar e assinalar o Dia Mundial do Combate à Obesidade fazemos o lançamento do Manual destinado aos prestadores de cuidados de saúde nesta área. O Manual “Obesidade: otimização da abordagem terapêutica no Serviço Nacional de Saúde” pretende refletir sobre os melhores indicadores a utilizar para o diagnóstico da obesidade, bem como apresentar, atualizar e consensualizar algumas orientações para o tratamento desta patologia, em particular no que diz respeito à terapêutica nutricional.

Este ano o tema do  World Obesity Day de 2018 é o estigma sobre a obesidade. A campanha deste ano pretende mudar e acabar com o estigma da obesidade de uma vez por todas. Segundo a campanha:

“PEDIMOS AOS GOVERNOS, PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE, SEGURADORAS E ORGANIZAÇÕES FILANTRÓPICAS PARA INVESTIR NA OBESIDADE SEM DEMORA!

Isso significa investir em …

– Serviços de tratamento para apoiar pessoas afetadas pela obesidade;

– Intervenção precoce para melhorar o sucesso do tratamento;

– Prevenção para reduzir a necessidade de tratamento;”

Em Portugal, a prevalência de obesidade, ponderada para a distribuição da população Portuguesa é de 22,3%. A prevalência de pré-obesidade a nível nacional é de 34,8%, ou seja, o excesso de peso (pré-obesidade + obesidade) atinge mais de metade da população nacional tornando-se este, provavelmente o principal problema de saúde pública entre nós. Apesar da magnitude do problema a nível nacional e global, o tratamento da obesidade apresenta ainda grandes proporções de insucesso e pouca uniformização nos procedimentos.