Estou a ler:

ECO-COZINHEIROS ECO-ESCOLAS 2016

Notícias

ECO-COZINHEIROS ECO-ESCOLAS 2016

Esta iniciativa lançada simbolicamente no Dia Mundial da Alimentação 2015, assinala também o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (2016), visando ir ao encontro do trabalho já em curso em diversas escolas. Constitui por outro lado uma evolução natural do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas que envolve atualmente mais de 300 escolas. Saiba mais.

eco

O Programa Eco-Escolas | ABAE, em parceria com a Agrobio desafia todas as Eco-Escolas a adotar como tema do ano a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.

Esta iniciativa lançada simbolicamente no Dia Mundial da Alimentação 2015, assinala também o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (2016), visando ir ao encontro do trabalho já em curso em diversas escolas.  Constitui por outro lado uma evolução natural do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas  que envolve atualmente mais de 300 escolas.

Entre 20 e 27 de abril realizaram-se as provas eco-cozinheiros que este ano se desenvolveram em 4 regiões: Setúbal, Coimbra, Portalegre e Lamego, onde jovens do 2º, 3º e secundário/profissional, apresentaram aos júris a concretização das suas propostas de eco-ementas.

O conceito subjacente a este desafio que integra o projeto Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas, é o da criação de propostas de sopas/entradas, prato principal, sobremesa e bebida que possam constituir uma EMENTA de um refeitório escolar.

As questões relativas à saúde, como a qualidade e equilíbrio nutricional, mas também relativas à sustentabilidade, como a utilização de produtos de época e locais, ou o desperdício de alimentos, água ou energia, devem estar asseguradas, bem como a exequibilidade das ementas.

Os premiados foram:

Portalegre

20 de abril – 2º escalão – Complexo Escolar do Alvito

Setúbal

20 abril – 3º escalão – Escola Superior Agrária de Beja
27 abril – 2º escalão manhã – Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Manuel da Maia
27 abril – 2º escalão tarde – Externato Padre António Vieira

Coimbra

20 abril – 2º escalão – EB 2,3 Professor Mendes Ferrão
27 abril – 3º escalão – Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

Lamego

28 abril – manhã – 3º escalão – Escola Profissional Infante D. Henrique
28 abril – tarde* 2º escalão – Escola EB 2,3 de Sande
28 abril – tarde*2º escalão – Escola EB 2,3 Marco de Canaveses
*devido ao elevado número de equipas nesta sessão são premiadas 2 escolas

Madeira

Na Madeira dado não ter sido possível realizar uma competição inter-escolas serão atribuídas três menções honrosas às escolas que participaram
– Escola Profissional de Hotelaria e Turismo por ter desenvolvido uma competição interna eco-cozinheiros com os seus alunos
– Centro de Actividades Ocupacionais de São Vicente pela ementa proposta
– Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia pela ementa proposta

Os nosso parabéns!