Estou a ler:

ECO-COZINHEIROS ECO-ESCOLAS 2016

Notícias

ECO-COZINHEIROS ECO-ESCOLAS 2016

Esta iniciativa lançada simbolicamente no Dia Mundial da Alimentação 2015, assinala também o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (2016), visando ir ao encontro do trabalho já em curso em diversas escolas. Constitui por outro lado uma evolução natural do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas que envolve atualmente mais de 300 escolas. Saiba mais.

eco

O Programa Eco-Escolas | ABAE, em parceria com a Agrobio desafia todas as Eco-Escolas a adotar como tema do ano a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.

Esta iniciativa lançada simbolicamente no Dia Mundial da Alimentação 2015, assinala também o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (2016), visando ir ao encontro do trabalho já em curso em diversas escolas.  Constitui por outro lado uma evolução natural do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas  que envolve atualmente mais de 300 escolas.

Entre 20 e 27 de abril realizaram-se as provas eco-cozinheiros que este ano se desenvolveram em 4 regiões: Setúbal, Coimbra, Portalegre e Lamego, onde jovens do 2º, 3º e secundário/profissional, apresentaram aos júris a concretização das suas propostas de eco-ementas.

O conceito subjacente a este desafio que integra o projeto Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas, é o da criação de propostas de sopas/entradas, prato principal, sobremesa e bebida que possam constituir uma EMENTA de um refeitório escolar.

As questões relativas à saúde, como a qualidade e equilíbrio nutricional, mas também relativas à sustentabilidade, como a utilização de produtos de época e locais, ou o desperdício de alimentos, água ou energia, devem estar asseguradas, bem como a exequibilidade das ementas.

Os premiados foram:

Portalegre

20 de abril – 2º escalão – Complexo Escolar do Alvito

Setúbal

20 abril – 3º escalão – Escola Superior Agrária de Beja
27 abril – 2º escalão manhã – Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Manuel da Maia
27 abril – 2º escalão tarde – Externato Padre António Vieira

Coimbra

20 abril – 2º escalão – EB 2,3 Professor Mendes Ferrão
27 abril – 3º escalão – Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

Lamego

28 abril – manhã – 3º escalão – Escola Profissional Infante D. Henrique
28 abril – tarde* 2º escalão – Escola EB 2,3 de Sande
28 abril – tarde*2º escalão – Escola EB 2,3 Marco de Canaveses
*devido ao elevado número de equipas nesta sessão são premiadas 2 escolas

Madeira

Na Madeira dado não ter sido possível realizar uma competição inter-escolas serão atribuídas três menções honrosas às escolas que participaram
– Escola Profissional de Hotelaria e Turismo por ter desenvolvido uma competição interna eco-cozinheiros com os seus alunos
– Centro de Actividades Ocupacionais de São Vicente pela ementa proposta
– Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia pela ementa proposta

Os nosso parabéns!

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: ECO-COZINHEIROS ECO-ESCOLAS 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais