Estou a ler:

Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico

Manuais PNPAS

Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico

O PNPAS conduziu um estudo em setembro de 2020 com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população portuguesa sobre a dieta mediterrânica, bem como a adesão a este padrão alimentar. Conheça os resultados e o estudo completo aqui.

banner 2.001

A Dieta Mediterrânica representa um modelo alimentar promotor da saúde, importante na prevenção de diversas doenças crónicas muito prevalentes na população portuguesa. Neste sentido é prioritário que a população o conheça e que tenha uma elevada adesão a este padrão alimentar.

Para se conhecer em que medida a população portuguesa conhece e adere à Dieta Mediterrânica a DGS promoveu um estudo observacional com uma amostra da população de 1000 inquiridos residente em Portugal, com mais de 16 anos de idade e a recolha de dados decorreu durante o período de 1 a 17 de setembro de 2020.

Relativamente à notoriedade da Dieta Mediterrânica, 62% dos inquiridos dizem já ter ouvido falar em Dieta Mediterrânica e destes, 80% dizem saber o que é a Dieta Mediterrânica. Para os inquiridos as principais características da Dieta Mediterrânica são a “confeção de alimentos com azeite” (77%), o “consumo elevado de fruta e hortícolas frescos” (68%) e um “maior consumo de peixe do que de carne” (41%).

Apesar deste conhecimento, apenas 26% da população portuguesa apresenta uma elevada adesão à dieta mediterrânica, sendo que a maioria da população tem um consumo de leguminosas, hortícola, fruta e frutos secos oleaginosos abaixo do desejável.

De sublinhar que a elevada adesão a este padrão alimentar parece estar associado às populações com maior escolaridade e rendimento.

Este trabalho lança por isso novas pistas para a salvaguarda deste património nacional, tanto para os profissionais como para o delinear das políticas públicas.

Pode consultar o relatório completo aqui.

Adesão e notoriedade da Dieta Mediterrânica em Portugal

Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico 1 Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico 2 Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico 3 Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico 4