Está a decorrer hoje o segundo dia do kick-off meeting da EU Joint Action Best-ReMaP – Implementation of best practices on nutrition. Esta ação conjunta entre 24 países da União Europeia pretende promover a implementação de medidas na área da promoção da alimentação saudável, nomeadamente melhorar a capacidade dos Estados Membros nas áreas da monitorização e reformulação dos produtos alimentares, da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças e da definição de modelos de compras públicas saudáveis.
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) representa Portugal nesta EU Joint Action e lidera, juntamente com a Irlanda, o work package na área da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças. No âmbito deste work package pretende-se definir modelos harmonizados ao nível da EU para a regulação e monitorização da publicidade alimentar dirigida a crianças, com um particular foco para a monitorização do marketing digital, bem como para a definição de um modelo de perfil nutricional harmonizado.
No que diz respeito à prevenção e controlo da obesidade, sabemos que a prevenção é essencial, quer para a melhoria de outcomes de saúde, quer para reduzir o impacto económico desta doença. Em Portugal, os custos da obesidade e doenças associadas representam em média 3% do seu PIB.
De entre várias medidas que podem ser implementadas ao nível da prevenção da obesidade, a OCDE mostra que a regulação da publicidade alimentar é a medida com uma melhor relação entre o custo da sua implementação e o seu retorno económico. Cada dólar gasto na implementação da regulação da publicidade alimentar gera um retorno económico 5,6 vezes superior (OECD. The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention. 2019).
Deste modo, o trabalho a desenvolver no âmbito desta EU Joint Action será seguramente um importante contributo para a prevenção e controlo da obesidade a nível europeu.