Estou a ler:

EU Joint Action Best-ReMaP

Notícias

EU Joint Action Best-ReMaP

Está a decorrer hoje o segundo dia do kick-off meeting da EU Joint Action Best-ReMaP – Implementation of best practices on nutrition. Esta ação conjunta entre 24 países da União Europeia pretende promover a implementação de medidas na área da promoção da alimentação saudável, nomeadamente melhorar a capacidade dos Estados Membros nas áreas da monitorização e reformulação dos produtos alimentares, da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças e da definição de modelos de compras públicas saudáveis. Saiba mais aqui.

ra map.001

Está a decorrer hoje o segundo dia do kick-off meeting da EU Joint Action Best-ReMaP – Implementation of best practices on nutrition. Esta ação conjunta entre 24 países da União Europeia pretende promover a implementação de medidas na área da promoção da alimentação saudável, nomeadamente melhorar a capacidade dos Estados Membros nas áreas da monitorização e reformulação dos produtos alimentares, da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças e da definição de modelos de compras públicas saudáveis.

EU Joint Action Best-ReMaP 1

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) representa Portugal nesta EU Joint Action e lidera, juntamente com a Irlanda, o work package na área da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças. No âmbito deste work package pretende-se definir modelos harmonizados ao nível da EU para a regulação e monitorização da publicidade alimentar dirigida a crianças, com um particular foco para a monitorização do marketing digital, bem como para a definição de um modelo de perfil nutricional harmonizado.

No que diz respeito à prevenção e controlo da obesidade, sabemos que a prevenção é essencial, quer para a melhoria de outcomes de saúde, quer para reduzir o impacto económico desta doença. Em Portugal, os custos da obesidade e doenças associadas representam em média 3% do seu PIB.

De entre várias medidas que podem ser implementadas ao nível da prevenção da obesidade, a OCDE mostra que a regulação da publicidade alimentar é a medida com uma melhor relação entre o custo da sua implementação e o seu retorno económico. Cada dólar gasto na implementação da regulação da publicidade alimentar gera um retorno económico 5,6 vezes superior (OECD. The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention. 2019).

EU Joint Action Best-ReMaP 2

Deste modo, o trabalho a desenvolver no âmbito desta EU Joint Action será seguramente um importante contributo para a prevenção e controlo da obesidade a nível europeu.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: EU Joint Action Best-ReMaP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais