Estou a ler:

Evitar intoxicações alimentares nos dias festivos

Notícias

Evitar intoxicações alimentares nos dias festivos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada três habitantes de países industrializados sofre, por ano, intoxicações alimentares. As Intoxicações alimentares são doenças provocadas por água ou alimentos contaminados. Apesar de serem mais frequentes no Verão devido à temperatura ambiente elevada, ocorrem ao longo de todo o ano e em alturas festivas o risco aumenta. Saiba mais.

intoxicações EFSA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada três habitantes de países industrializados sofre, por ano, intoxicações alimentares. As Intoxicações alimentares são doenças provocadas por água ou alimentos contaminados. Apesar de serem mais frequentes no Verão devido à temperatura ambiente elevada, ocorrem ao longo de todo o ano e em alturas festivas o risco aumenta.

Para saber quais os principais alimentos envolvidos neste problema veja o quadro produzido  pela EFSA/ECDC

Intoxicações alimentares
Algumas regras básicas de prevenção são simples de aplicar e retiradas do Portal da Saúde
  • Não consuma ovos e carne de frango (ou de aves) que não estejam completamente cozinhados;
  • Lave frequentemente as mãos – sobretudo depois de ir à casa de banho;
  • Evite espirrar ou tossir para cima dos alimentos;
  • Não coma ou fume enquanto manipula os alimentos;
  • Lave cuidadosamente os alimentos que vão ser consumidos crus (caso das alfaces ou da fruta), bem como os utensílios de cozinha e superfícies que contactam com os alimentos (ex.: bancas de cozinha);
  • Não utilize os mesmos utensílios para alimentos crus e cozinhados;
  • Depois de confecionados, os alimentos devem ser consumidos num curto espaço de tempo.
  • As sobras devem ser conservadas no frigorífico, pois só assim se pode evitar a multiplicação de micróbios presentes nos alimentos.
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Evitar intoxicações alimentares nos dias festivos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais