Estou a ler:

Exposição das crianças portuguesas ao marketing digital de alimentos e bebidas: estudo piloto da ferramenta CLICK da OMS Europa

Notícias

Exposição das crianças portuguesas ao marketing digital de alimentos e bebidas: estudo piloto da ferramenta CLICK da OMS Europa

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica hoje os resultados de um estudo promovido com o apoio da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou a exposição das crianças portuguesas à marketing digital de alimentos e bebidas. De acordo com este estudo divulgado no Dia da Criança, as crianças do sexo feminino, com idades entre os 13 e os 16 anos, e de contextos socioeconómicos mais baixos são as mais expostas e 81% dos alimentos promovidos para crianças através de publicidade digital não são saudáveis.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável publica hoje os resultados de um estudo promovido com o apoio da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou a exposição das crianças portuguesas ao marketing digital de alimentos e bebidas. De acordo com este estudo divulgado no Dia da Criança, as crianças do sexo feminino, com idades entre os 13 e os 16 anos, e de contextos socioeconómicos mais baixos são as mais expostas e 81% dos alimentos promovidos para crianças através de publicidade digital não são saudáveis.

Desenvolvido em simultâneo em Portugal, Noruega e Reino Unido, este estudo revela que são os refrigerantes que ocupam o topo das categorias que mais são promovidas para crianças (29,9%), seguidas das refeições pré-preparadas ou prontas a consumir (19,3%). Seguem-se os chocolates (8,6%), os bolos (6,5%) e os sumos e néctares (5,6%).

No que diz respeito ao tipo de plataforma, a rede social Instagram ocupa uma posição de destaque no canal da publicidade, representando mais de metade dos anúncios (56%). Seguem-se o YouTube e o TikTok, com 17,5% e 14,5%. Respetivamente, e, com menor representatividade, o Twitter, com 6,4%, e o Facebook, com 5,6%. Estes resultados refletirão as redes e plataformas sociais que são frequentemente mais utilizadas pelas crianças.

A propósito do conteúdo analisado, destacam-se, ainda, algumas possíveis estratégias de adaptação à legislação portuguesa que restringe a publicidade alimentar dirigida a crianças, apostando em anúncios que apenas fazem referência à marca, sem que seja identificado um produto alimentar específico, e em sistemas de verificação de idade para aceder a conteúdos.

O estudo da DGS acompanhou crianças entre as crianças entre os 3 e os 16 anos e destaca-se pelo seu caráter inovador, uma vez que fez uma monitorização direta do conteúdo publicitado diretamente para crianças através dos dispositivos das crianças.

O relatório pode ser consultado aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Exposição das crianças portuguesas ao marketing digital de alimentos e bebidas: estudo piloto da ferramenta CLICK da OMS Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais
  • 27 Julho, 2023

    DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

    “Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.

    Ler mais