Estou a ler:

FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

Notícias

FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE – Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações relevantes presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

No momento, a FABLE inclui dados recolhidos durante a EUREMO (EU REformulation MOnitoring) e a Joint Action Best-ReMaP em 18 países, incluindo Portugal. Este primeiro lançamento inclui dados sobre a informação nutricional dos produtos alimentares, e o próximo lançamento agendado para janeiro de 2024, incluirá a lista de ingredientes e outras informações relevantes.

Os dados de Portugal incluem informação relativa a 2116 produtos alimentares, recolhidos entre 2020 e 2021 no âmbito do estudo EUREMO, em 14 categorias alimentares: Pão e produtos à base de pão; Cereais de pequeno-almoço; Bolos e biscoitos; Frutas e hortícolas enlatados e em conserva; Queijos; Produtos de confeitaria; Bebidas energéticas e desportivas; Gelados; Carne e pescado; Refeições pré-preparadas; Molhos e temperos; Snacks salgados; Bebidas açucaradas; Produtos lácteos açucarados e alternativas de base vegetal; e desagregados por subcategorias. Em breve será disponibilizada a informação dos produtos alimentares recolhidos em 2022, no âmbito da Best-ReMaP.

Entre os membros da equipa responsável pelo desenvolvimento da FABLE, está a investigadora e nutricionista portuguesa Joana Dias.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde tem contribuído para o desenvolvimento desta ferramenta através da recolha de informação relativa aos produtos disponíveis no mercado português, em particular no âmbito da Joint Action Best-ReMaP.

A “FABLE- Food and Beverage Labels Explorer” é uma ferramenta de extrema relevância para apoiar a definição e monitorização de medidas na aérea da promoção da alimentação saudável, em particular as relacionadas com a reformulação dos produtos alimentares e pode ser consultada aqui.