Estou a ler:

Famílias mais desfavorecidas apresentam hábitos alimentares menos saudáveis

Notícias

Famílias mais desfavorecidas apresentam hábitos alimentares menos saudáveis

Acaba de ser lançado The Ephe Book, um livro sobre a relação entre desigualdades sociais e hábitos alimentares, no âmbito do projeto europeu EPHE. Os resultados evidenciam e confirmam a influência dos determinantes sociais no consumo alimentar e outros comportamentos associados à saúde das crianças e suas famílias. Saiba mais.

EPHE

Acaba de ser lançado The Ephe Book, um livro sobre a relação entre desigualdades sociais e hábitos alimentares, no âmbito do projeto europeu EPHE. Os resultados evidenciam e confirmam a influência dos determinantes sociais no consumo alimentar e outros comportamentos associados à saúde das crianças e suas famílias. Por exemplo, o consumo de refrigerantes ou o números de horas em frente a um ecrã parece ser maior nas famílias mais desfavorecidas ou com maiores níveis de insegurança alimentar enquanto que o consumos de fruta e hortícolas parece ser menor nestas famílias.

Estes dados, que fazem pressupor que  doenças como a obesidade possam ter uma maior prevalência nas crianças de famílias mais desfavorecidas socialmente, deve obrigar a uma discussão profunda sobre os atuais modelos de intervenção na obesidade infantil.

As conclusões apresentadas no livro tiveram por base a intervenção, durante 3 anos, em 7 países Europeus, com a participação de Portugal através da Câmara Municipal da Maia. Entre outras instituições, participaram as Universidades do Porto e Amesterdão e a Direção-Geral da Saúde, tendo o projeto sido apoiado pela Comissão Europeia.

O livro está em formato digital e pode ser acedido e lido gratuitamente aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Famílias mais desfavorecidas apresentam hábitos alimentares menos saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais