Estou a ler:

Fazer a mudança – Inspire-se!

Notícias

Fazer a mudança – Inspire-se!

Saiba mais sobre esta organização - Food Corps - e inspire-se!

food corps

Em 2009, um grupo de amigos que partilhavam a vontade de fazer a diferença no combate à obesidade infantil nos Estados Unidos da América, tiveram a ideia de criar uma organização capaz de recrutar jovens em todo o país e envolvê-los na solução deste problema.

O objetivo era criar uma rede de pessoas e dar-lhes formação para serem agentes da mudança no combate à obesidade e melhoria da alimentação nas escolas norte-americanas. Partindo do princípio que professores e comunidades locais necessitam de ajuda, mas por vezes têm muitas tarefas por fazer que impedem este investimento, esta organização fornece conhecimento e pessoas para uma intervenção local.

O objetivo é recrutar e treinar jovens adultos capazes de fazer intervenções com a duração de um ano em escolas situadas em zonas problemáticas e sob supervisão de uma estrutura regional.

As equipas de intervenção escolar devem ser capazes de trabalhar nas seguintes áreas:

Conhecimento:

Educação alimentar e nutricional que dá às crianças a informação que elas precisam para fazer escolhas alimentares saudáveis.

Saber fazer:

Atividades práticas dirigidas para a comunidade escolar como jardinagem e culinária, fornecendo competências em alimentação saudável.

Acesso:

Fornecimento de refeições saudáveis provenientes da agricultura local.

Esta organização tem o apoio financeiro de diversas fundações e empresas que querem contribuir para resolver este problema de saúde pública e o apoio do governo norte-americano que criou uma lei para apoiar este tipo de iniciativas da sociedade civil. Só em 2014 já tinha atingido 100 000 crianças em 400 escolas e formado 125 pessoas.

Para saber ainda mais veja aqui o vídeo!