O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) vão promover uma formação na área da “Alergia Alimentar na Escola”, que se irá realizar no próximo dia 14 de outubro.
Esta formação dirige-se às Equipas de Saúde Escolar (ou outros profissionais indicados pelas ESE) e insere-se no âmbito da aplicação do Regulamento “Alergia Alimentar na Escola” que cria os mecanismos que permitam garantir a inclusão escolar das crianças com alergia alimentar, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho criado pelo Despacho n.º 8297-B/2019, de 18 de setembro, dos Ministros da Educação e da Saúde, que prevê um plano de formação para as escolas/comunidade escolar. O referido regulamento enquadra-se no espírito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
A formação “Alergia Alimentar na Escola” irá ocorrer em formato online, com a duração de 8 horas, e contará com os seguintes formadores: Enf. Carla Giro (ACES Arco Ribeirinho), Prof. Doutor André Moreira (CHJS, FMUP/FCNAUP), Prof. Doutora Renata Barros (FCNAUP), Prof. Doutora Inês Pádua (CESPU), Dr. António Martins (INEM), Prof. Doutora Maria João Gregório (PNPAS/DGS) e Dr. Rui Lima (DGE).
No âmbito desta formação abordará temas como: Regulamento “Alergia Alimentar na Escola”: Procedimentos e responsabilidades; Alergia Alimentar: conceitos gerais, manifestações, diagnóstico e tratamento; Evicção alimentar e adequação nutricional; Prevenção da exposição acidental; Anafilaxia e procedimentos de atuação em caso de emergência; Impacto psicossocial da doença e estratégias de inclusão e integração das crianças e jovens com alergia alimentar em contexto escolar e Regulamento “Alergia Alimentar na Escola”: desafios para as escolas.