Se cada vez mais opta por pedir refeições saudáveis sempre que vai comer fora, saiba que não é o único/a. Segundo um barómetro do programa europeu FOOD, os restaurantes na UE assistiram, em 2015, a um aumento de 29% nos pedidos de refeições saudáveis e a um aumento de 33% na procura de pratos equilibrados. Nos últimos 12 meses, os restaurantes inquiridos notaram ainda mais pedidos de informação sobre a composição das suas refeições.
O estudo avaliou ainda os fatores que influenciam a escolha dos almoços nos restaurantes por parte dos trabalhadores. Apesar da decisão da maioria (47%) depender do que lhes apetece na altura, 40% dos inquiridos admite escolher o prato com base na sua composição equilibrada, à frente dos 31% que apontam o preço das refeições como um dos fatores decisivos. Estes dados mostram uma maior preocupação dos trabalhadores nas suas escolhas alimentares.
Segundo o mesmo estudo, para 3 em cada 4 trabalhadores europeus que decidem almoçar fora, a escolha do restaurante depende da qualidade nutricional que oferece no seu menu. Mais de 75% dos trabalhadores na UE dispensam algum tempo todos os dias de trabalho para almoçar.
As conclusões são de um estudo do programa Europeu FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand), uma iniciativa da EDENRED em parceria com a Direção-Geral da Saúde e outras instituições Europeias, que pretende avaliar os hábitos e as escolhas alimentares dos trabalhadores sempre que vão almoçar fora nos dias de trabalho. Nele participaram 8587 trabalhadores e 1278 restaurantes de países como Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, República Checa e Eslováquia.