Estou a ler:

Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

Notícias

Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

Vai ser hoje apresentada a “Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative” pela Comissão Europeia.

As doenças crónicas representam cerca de 80% da carga da doença nos Estados-Membros da UE. Esta nova iniciativa da UE surge de forma complementar ao Plano Europeu de Combate ao Cancro e pretende abordar as principais doenças crónicas e seus determinantes através de uma nova abordagem ambiciosa, sistemática e integrada.

A “Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative” resultou de um processo de co-criação entre os Estados Membros da UE e recebeu contributos da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Banco Europeu de Investimento (BEI). Esta iniciativa identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo. Apresenta também um mapeamento das ferramentas jurídicas e financeiras que podem ser utilizadas para implementar as ações propostas.

Esta iniciativa abrange cinco áreas principais: a) doenças cardiovasculares; b) diabetes; c) doenças crónicas respiratórias; d) saúde mental e e) determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição. A “Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative” pretende apoiar o Estados Membros na implementação de ações para a prevenção das doenças crónicas durante 2022-2027, pretendendo ajudar os Estados Membros a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 e as metas da OMS para a área das doenças crónicas para 2025.

O evento de apresentação desta iniciativa da EU para as doenças crónicas irá decorrer em formato online e programa encontra-se disponível aqui.

O documento pode ser consultado aqui.