Estou a ler:

Ideias para reaproveitar as sobras deste Natal

Notícias

Ideias para reaproveitar as sobras deste Natal

Nesta altura do ano e durante as festividades as sobras alimentares são uma realidade comum entre todos. O seu reaproveitamento é uma importante medida no combate ao desperdício alimentar, permitindo criar novas alternativas de receitas como aqui apresentamos de seguida. Saiba mais aqui.

Hamburgueres de roupa velha

Receitas com reaproveitamento de sobras

Nesta altura do ano e durante as festividades as sobras alimentares são uma realidade comum entre todos. O seu reaproveitamento é uma importante medida no combate ao desperdício alimentar, permitindo criar novas alternativas de receitas como aqui apresentamos de seguida.

Muitos pratos podem ser preparados com a utilização de sobras. Aqui ficam alguns exemplos:

Ideias para reaproveitar as sobras deste Natal 1

No entanto, deverão ser tidos alguns cuidados no reaproveitamento das sobras:

• Se os alimentos confecionados não são servidos de imediato, estes devem ser arrefecidos o mais rapidamente possível;

• Depois de confecionados os alimentos devem ser deixados à temperatura ambiente antes de os colocar no frigorífico ou no congelador. No entanto, este período de arrefecimento não deve ultrapassar as 2 horas. Se dividir em recipientes em doses mais pequenas acelera o seu arrefecimento.

• Estes alimentos confecionados devem ser colocados na zona mais fria do frigorífico – prateleira superior para evitar/limitar o crescimento de microrganismos.

• Se os alimentos estiverem bem confecionados, conservam-se bem e com qualidade 3 dias (72h) no frigorífico.

• Congele todos os alimentos que não prevê consumir imediatamente (até 3 dias).

• A estratégia de descongelação mais adequada é a descongelação gradual no frigorífico, no entanto também poderá fazer este procedimento no microondas.

• Quando aquecer os alimentos deve deixar os molhos ou sopa levantar fervura, até uma temperatura superior ou igual a 75°C durante pelo menos 15 segundos em forno, fogão ou vapor.

• Não reaqueça mais do que 1 vez.

Para ideias de receitas com reaproveitamento das sobras deste Natal consulte o seguinte manual aqui.