Estou a ler:

Insegurança alimentar na população idosa

Notícias

Insegurança alimentar na população idosa

Recentemente foi publicado um estudo onde foi avaliada a prevalência da insegurança alimentar em indivíduos idosos Portugueses (≥65 anos) e a respetiva relação com  doenças crónicas e qualidade de vida.

hand-2906434_1920

“Food Insecurity in Older Adults: Results From the Epidemiology of Chronic Diseases Cohort Study 3”

Recentemente foi publicado um estudo onde foi avaliada a prevalência da insegurança alimentar em indivíduos idosos Portugueses (≥65 anos) e a respetiva relação com  doenças crónicas e qualidade de vida.

Verificou-se que 23% dos idosos viviam em situações de insegurança alimentar, ou seja, poderiam não ter acesso a alimentos suficientes ou nutricionalmente adequados. Por outro lado, estes idosos, com níveis mais elevados de insegurança alimentar, foram associados a uma maior prevalência de doenças crónicas, bem como a uma menor qualidade de vida associada à doença. Para além destes resultados, verificou-se, também, uma maior proporção de pré-obesidade e obesidade nos indivíduos com insegurança alimentar.

Neste trabalho, com a participação de elementos do PNPAS reforça-se a importância de melhorar a qualidade da alimentação das pessoas idosas e a promoção de um envelhecimento saudável e ativo.

 

imagem retirada de: sabinevanerp
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Insegurança alimentar na população idosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais