Estou a ler:

Linhas de Orientação para uma Comunicação Nutricional mais Ética

Notícias

Linhas de Orientação para uma Comunicação Nutricional mais Ética

A OMS definiu no seu Plano de Ação para a Alimentação e Nutrição 2015-2020 a redução das iniquidades no acesso à comida saudável. E colocou este ponto como prioritário, na sua agenda. Nós também. Saiba mais.

EPODE

A OMS definiu no seu Plano de Ação para a Alimentação e Nutrição 2015-2020 a redução das iniquidades no acesso à comida saudável. E colocou este ponto como prioritário, na sua agenda. Nós também.

Ou seja, todos aqueles que trabalham ou têm interesse pelo tema da alimentação saudável, devem ter em atenção este tema. E particularmente, quando uma parte significativa da nossa população tem dificuldade em ter acesso a alimentos saudáveis, por diferentes razões. Por razões económicas, por falta de tempo, por falta de conhecimento ou de acesso.

Como podemos contribuir para reduzir este fosso entre aqueles com mais recursos e os com menos recursos?

Não recomendando alimentos ou suplementos alimentares que pelo seu preço possam ser menos acessíveis a populações economicamente desfavorecidas.

Sugerindo opções mais baratas quando se promove uma categoria de alimentos. Por exemplo, no caso do peixe, existem várias espécies com preços muito diferentes mas que oferecem o mesmo valor nutricional. O mesmo se passa nos vegetais ou nas bebidas.

Recordando que não basta dizer o que é mais saudável mas também que é necessário dizer, ao mesmo tempo, onde encontrar o mais saudável e mais barato.

Relembrando que é quase sempre possível sugerir alimentos da Roda dos Alimentos da época e a preços mais baixos.

Percebendo que alguns alimentos, de menor valor nutricional, são consumido pelo seu conforto emocional ou por pressões sociais e aspiracionais.

Garantido que as pessoas que mais necessitam de informação estão presentes quando falamos.

Garantindo que as pessoas com dificuldades de compreensão recebem a nossa informação em formatos que gostam e compreendem.

Garantido que criamos condições para receber respostas livre e sinceras daqueles para quem falámos sobre alimentação.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Linhas de Orientação para uma Comunicação Nutricional mais Ética

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais