Estou a ler:

Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

Notícias

Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

Apesar da maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com  implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar. Participe nesta consulta pública aqui.

consulta publica

Manual das Dietas Hospitalares

As instituições de saúde que prestam cuidados nutricionais, devem, através da oferta alimentar, auxiliar na recuperação do doente, aumentar a sua qualidade de vida e reduzir a incidência de deficiências nutricionais e de desnutrição, sendo relevante a existência de estratégias que permitam a manutenção e/ou a recuperação do seu estado nutricional.

O fornecimento da alimentação em ambiente hospitalar proporciona, também, uma oportunidade para adotar hábitos alimentares saudáveis, particularmente no caso de utentes com doenças crónicas associadas à alimentação.

Apesar da maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com  implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar.

Esta uniformização, de âmbito nacional, permitirá um combate mais efetivo à desnutrição hospitalar, promoverá a recuperação dos doentes e a sua qualidade de vida e, simultaneamente, o trabalho em equipa entre os diferentes profissionais de saúde, traduzindo-se numa maior eficiência e racionalização na gestão, contribuindo desta forma para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

Para dar cumprimento a estas exigências, foi nomeado um grupo de trabalho através do Despacho n.º 5479/2017, de 26 de junho, que produziu um Manual de Dietas Hospitalares. O documento pode ser consultado aqui e encontra-se em discussão pública até 21 de janeiro de 2019.

As respetivas sugestões devem ser remetidas para dietashospitalares@dgs.min-saude.pt

 

Consulte o documento aqui.