Estou a ler:

Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

Notícias

Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

Apesar da maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com  implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar. Participe nesta consulta pública aqui.

consulta publica

Manual das Dietas Hospitalares

As instituições de saúde que prestam cuidados nutricionais, devem, através da oferta alimentar, auxiliar na recuperação do doente, aumentar a sua qualidade de vida e reduzir a incidência de deficiências nutricionais e de desnutrição, sendo relevante a existência de estratégias que permitam a manutenção e/ou a recuperação do seu estado nutricional.

O fornecimento da alimentação em ambiente hospitalar proporciona, também, uma oportunidade para adotar hábitos alimentares saudáveis, particularmente no caso de utentes com doenças crónicas associadas à alimentação.

Apesar da maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com  implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar.

Esta uniformização, de âmbito nacional, permitirá um combate mais efetivo à desnutrição hospitalar, promoverá a recuperação dos doentes e a sua qualidade de vida e, simultaneamente, o trabalho em equipa entre os diferentes profissionais de saúde, traduzindo-se numa maior eficiência e racionalização na gestão, contribuindo desta forma para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

Para dar cumprimento a estas exigências, foi nomeado um grupo de trabalho através do Despacho n.º 5479/2017, de 26 de junho, que produziu um Manual de Dietas Hospitalares. O documento pode ser consultado aqui e encontra-se em discussão pública até 21 de janeiro de 2019.

As respetivas sugestões devem ser remetidas para dietashospitalares@dgs.min-saude.pt

 

Consulte o documento aqui.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais