Estou a ler:

Manual de Dietas Hospitalares

Notícias

Manual de Dietas Hospitalares

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde publica hoje o Manual de Dietas Hospitalares, um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos as unidades hospitalares da rede do Serviço Nacional de Saúde. Em paralelo é publicado hoje o Despacho n.º 10511/2021, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que determina a sua efetiva implementação nas unidades hospitalares do SNS.

Blog_Manual DH2

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde publica hoje o Manual de Dietas Hospitalares, um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos as unidades hospitalares da rede do Serviço Nacional de Saúde. Em paralelo é publicado hoje o Despacho n.º 10511/2021 que determina que os contratos a celebrar para a prestação de serviços de fornecimento alimentar pelos estabelecimentos hospitalares do SNS devem ser elaborados em conformidade com o Manual de Dietas Hospitalares qua agora se publica.

Apesar de a maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, este diferia de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas quantidades utilizadas, com implicações nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalares a nível nacional.

Esta harmonização das dietas hospitalares trará vantagens para todos os intervenientes neste processo, desde logo para as administrações hospitalares, serviços de fornecimento alimentar, Serviços de Nutrição e para todos os profissionais de saúde.

Para além do seu impacto ao nível da melhoria dos cuidados de saúde prestados, esta uniformização permitirá também uma maior eficiência e racionalização na gestão, com redução dos desperdícios alimentares e outros recursos, contribuindo desta forma para a sustentabilidade do SNS.

O fornecimento de alimentação saudável e adequada nos estabelecimentos hospitalares é uma das vertentes da prestação de cuidados de saúde de qualidade. Esta é determinante para a recuperação do doente, contribuindo diretamente para o seu bem-estar e qualidade de vida, para a redução da incidência de deficiências nutricionais e de desnutrição, para a redução de desperdícios alimentares, podendo ainda ter impacto em diversos outcomes de saúde, nomeadamente na redução do tempo de internamento e das complicações durante o período de internamento.

Para a uniformização de procedimentos, foi criado um grupo de trabalho, constituído por vários especialistas da área e responsáveis dos Serviços de Nutrição hospitalar nomeados através do Despacho n.º 5479/2017, de 26 de junho que, sob a coordenação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, produziram este Manual de Dietas Hospitalares.

O PNPAS agradece a todos os elementos do Grupo de Trabalho que contribuíram para a produção deste importante documento.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Manual de Dietas Hospitalares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais