Março – Mês da água no PNPAS

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água e desde então todos os anos este dia é celebrado.

Aqui no PNPAS, temos dado a maior importância à água, como elemento central para a saúde e combate à doença. A água que está no centro da roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.

Por esse motivo, temos chamado a atenção para a necessidade das escolas e outros locais públicos terem uma verdadeira política de disponibilização de água e sua promoção.

Durante todo o mês de março celebramos a água, fundamental nos campos, no ambiente, no planeta e na nossa vida.

Algumas funções da água:

Transporta os nutrimentos;

Elimina os resíduos através da urina;

Regula a temperatura corporal;

Otimiza o desempenho físico;

Proporciona um adequdo funcionamento cognitivo e bom estado de humor;

Otimiza a  atenção, a concentração e a capacidade de memória;

Permite um funcionamento saudável do coração;

Colabora na digestão e previne a obstipação;

Diminui o risco de urolitíase;

Preserva a elasticidade da pele.

O PNPAS  incentiva a utilização de bebedouros públicos e a redução da embalagem de plástico para beber água. De um modo geral, alertamos para a necessidade de se reduzir a utilização de plástico em contato com os alimentos. Considerando que pode existir risco para a saúde, em determinadas situações, nesta exposição conforme o nosso Manual. Para além disto, a utilização de excesso de plástico coloca em causa a vida de muitos animais e a nossa também.

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário: