Estou a ler:

Nabo – Um excelente alimento ao serviço da nossa saúde

Notícias

Nabo – Um excelente alimento ao serviço da nossa saúde

O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas que pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio. Em relação ao seu valor nutricional esta raiz apresenta valores interessantes como por exemplo de vitamina C. Saiba mais.

naboo

O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves, e a mostarda. De forma arredondada, com casca maioritariamente branca e com tons rosa, roxo ou esverdeados no topo, apresenta uma polpa branca.

Esta raiz pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio. Por ser constituído na sua grande maioria por água (94,5%), o nabo fornece poucas calorias (14kcal por 100g de nabo cozido). Com 2,2 g de fibra por 100g de nabo cozido, o nabo reduz o apetite, ajuda no controlo da glicémia e na regulação do trânsito intestinal.

É uma boa fonte de vitamina C, pois contém, quando cozido, 15% da dose diária de referência para adultos desta vitamina. A quantidade significativa de vitamina C presente no nabo facilita a absorção do ferro presente em produtos de origem vegetal (ferro não-heme), nomeadamente nas leguminosas. Assim, adicionar nabo às sopas com feijão, grão ou lentilhas, por exemplo, vai contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nestes alimentos. A vitamina C, devido à sua função antioxidante vai também ajudar na protecção das células e na prevenção de doença crónica. O nabo fornece ainda, em menores quantidades, potássio, folatos e magnésio.

tab nutricional NABO

Além da raiz, também as folhas (nabiças) e as inflorescências (grelos) do nabo são bastante interessantes do ponto de vista nutricional. Com baixo valor calórico, fornecem 3 a 5 vezes a dose diária recomendada de vitamina K (por 100g de nabiças ou grelos cozidos), sendo também boas fontes de fibra, folatos, vitamina A, vitamina C, cálcio, vitamina E  e vitamina B6, para além de dezenas de substâncias fitoquímicas e protetoras do organismo.

Como escolher:

Procure nabos de tamanho médio, que sejam firmes e pesados para o seu tamanho. A casca deve estar intacta e sem “toques”.

Como conservar:

Devem ser conservados na zona mais fria do frigorífico, dentro de um saco de plástico e ser consumidos no espaço de 1 mês.

 

Imagem retirada de Supreet Vaid
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Nabo – Um excelente alimento ao serviço da nossa saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais