Estou a ler:

No Dia Mundial do Braille apresenta-se a Dieta Mediterrânica em Braille e leitura aumentada

Notícias

No Dia Mundial do Braille apresenta-se a Dieta Mediterrânica em Braille e leitura aumentada

De forma a assinalar este dia, e considerando as dificuldades na informação de qualidade sobre alimentação saudável destinada a pessoas com deficiência visual, o PNPAS lançou o primeiro documento em Braille e leitura aumentada sobre Dieta Mediterrânica. Saiba mais.

IMG_20170420_135052

No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille. Esta data assinala-se pelo nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e escrita Braille que é utilizado por milhões de pessoas com deficiência visual.

De forma a assinalar este dia, e considerando as dificuldades na informação de qualidade sobre alimentação saudável destinada a pessoas com deficiência visual, o PNPAS lançou o primeiro documento em Braille e leitura aumentada sobre Dieta Mediterrânica.

“Dieta Mediterrânica” é um modelo alimentar que tem por base produtos vegetais, o azeite como gordura principal e métodos de confeção simples, recorrendo a alimentos da época, de proximidade e frescos. Este modelo alimentar saudável foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e, desde então, Portugal tem a obrigação de protegê-lo através de diversas medidas de salvaguarda. Desta forma, o PNPAS contribui também para a sua divulgação na comunidade das pessoas com deficiência visual.

O texto agora produzido em braille contou com o apoio da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal , tendo sido distribuído aos seus associados. Esperamos que este seja o primeiro de outros passos destinados a melhorar a saúde alimentar deste grupo da população.

O PNPAS insere este documento na sua missão e estratégia de “informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial nos grupos mais desfavorecidos” onde já produziu diferentes documentos e ferramentas pedagógicas destinadas a grupos mais frágeis da população.