Estou a ler:

No Dia Mundial do Braille apresenta-se a Dieta Mediterrânica em Braille e leitura aumentada

Notícias

No Dia Mundial do Braille apresenta-se a Dieta Mediterrânica em Braille e leitura aumentada

De forma a assinalar este dia, e considerando as dificuldades na informação de qualidade sobre alimentação saudável destinada a pessoas com deficiência visual, o PNPAS lançou o primeiro documento em Braille e leitura aumentada sobre Dieta Mediterrânica. Saiba mais.

IMG_20170420_135052

No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille. Esta data assinala-se pelo nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e escrita Braille que é utilizado por milhões de pessoas com deficiência visual.

De forma a assinalar este dia, e considerando as dificuldades na informação de qualidade sobre alimentação saudável destinada a pessoas com deficiência visual, o PNPAS lançou o primeiro documento em Braille e leitura aumentada sobre Dieta Mediterrânica.

“Dieta Mediterrânica” é um modelo alimentar que tem por base produtos vegetais, o azeite como gordura principal e métodos de confeção simples, recorrendo a alimentos da época, de proximidade e frescos. Este modelo alimentar saudável foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e, desde então, Portugal tem a obrigação de protegê-lo através de diversas medidas de salvaguarda. Desta forma, o PNPAS contribui também para a sua divulgação na comunidade das pessoas com deficiência visual.

O texto agora produzido em braille contou com o apoio da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal , tendo sido distribuído aos seus associados. Esperamos que este seja o primeiro de outros passos destinados a melhorar a saúde alimentar deste grupo da população.

O PNPAS insere este documento na sua missão e estratégia de “informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial nos grupos mais desfavorecidos” onde já produziu diferentes documentos e ferramentas pedagógicas destinadas a grupos mais frágeis da população.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: No Dia Mundial do Braille apresenta-se a Dieta Mediterrânica em Braille e leitura aumentada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais