Estou a ler:

No primeiro dia de Outono celebramos a Romã

Notícias

No primeiro dia de Outono celebramos a Romã

A romã é uma fruta característica do início do Outono com grande simbolismo. Pensa-se que terá tido origem na região do Irão, antiga Pérsia ou norte da índia, acabando por se difundir pela região do mediterrâneo. Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. Saiba mais.

roma

A romã é uma fruta característica do início do Outono com grande simbolismo. Pensa-se que terá tido origem na região do Irão, antiga Pérsia ou norte da índia, acabando por se difundir pela região do mediterrâneo.

São muitas as alusões à romã enquanto símbolo de longevidade e amor e também sobre os seus poderes terapêuticos. A romã está presente na mitologia Grega, como símbolo de força na cultura Persa e da ressurreição de Cristo, associada à vida depois da morte, presente na arte Cristã. Atualmente, ainda existe a tradição Grega de cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade.

A época da romã inicia-se no final de Setembro e vai até inícios de Dezembro, pelo que estes serão os melhores meses para consumir esta fruta. Em Portugal, a região do Algarve é aquela que concentra a maior produção.

Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. Apresenta uma enorme concentração de substâncias com propriedades antioxidantes, sendo rica em polifenóis (antocianinas e taninos), com um potencial antioxidante quase três vezes superior ao vinho tinto e chá verde. Estes compostos são importantes na proteção das células e podem ter papel importante na saúde cardiovascular e na prevenção de alguns tipos de cancro. A romã apresenta baixo valor energético, cerca de 50 kcal por 100g de parte edível de romã, sendo ainda fonte de fibra e rica em vitaminas e minerais, nomeadamente, carotenos, vitamina C, potássio e ferro.

romã

Retirada de Tabela Composição de Alimentos Portuguesa

A romã pode ser consumida de diversas formas, em sumo, ao natural, pode ser utilizada em sobremesas, como ornamento de vários pratos. Muitas vezes a principal razão para o baixo consumo reside na sua preparação que pode ser um pouco complicada. No entanto, existem algumas técnicas que podem facilitar o processo. Consulte aqui as sugestões.

Neste Outono lembre-se da romã e integre-a na sua alimentação.

Imagem retirada de levent kalkan

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: No primeiro dia de Outono celebramos a Romã

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais