Estou a ler:

Nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas

Notícias

Nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas

A Direção-Geral da Saúde publica nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas, em parceria com o Instituto da Segurança Social A Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e, em colaboração do com o Instituto da Segurança Social no contexto […]

cabaz

A Direção-Geral da Saúde publica nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas, em parceria com o Instituto da Segurança Social

A Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e, em colaboração do com o Instituto da Segurança Social no contexto do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), publica hoje um manual que descreve a nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas, na segunda fase de distribuição deste programa.

O PO APMC insere-se no Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC) da União Europeia, aprovado em 2014, e tem como ambição melhorar o modelo de apoio alimentar em diversas vertentes, nomeadamente no que diz respeito à melhoria da adequação nutricional da oferta alimentar. Portugal iniciou a distribuição mensal dos cabazes de alimentos do PO APMC em 2017. Estes cabazes de alimentos permitem assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais diárias dos destinatários e contemplam a distribuição de alguns dos alimentos que habitualmente não estão presentes nos modelos de ajuda alimentar, como carne, pescado e produtos hortícolas.

Nova proposta para os cabazes

Um ano e meio após o início da distribuição destes cabazes e após um trabalho de avaliação dos resultados deste modelo de apoio alimentar, foi possível apresentar uma nova proposta. Com esta revisão pretende-se promover a distribuição de alimentos que se aproximem, tanto quanto possível, dos hábitos de consumo e preferências alimentares dos destinatários deste programa, reduzir o desperdício associado à não utilização de alguns alimentos, bem como aumentar a diversidade dos alimentos incluídos no cabaz, sem que estas alterações tenham implicações significativas na adequação nutricional dos cabazes de alimentos. Neste sentido, foram introduzidos novos alimentos para aumentar o leque de opções das refeições intermédias, como por exemplo as tostas, aumentou-se a diversidade dos alimentos do grupo da carne, pescado e ovos e também do grupo dos hortícolas, permitindo assim uma alimentação mais variada.

Como utilizar os hortícolas do cabaz?

No mesmo dia em que se conhece o novo cabaz de alimentos que irá em breve chegar a muitas famílias portuguesas, a Direção-Geral da Saúde, publica também um manual com um conjunto de informações úteis sobre o valor nutricional e sugestões de utilização dos hortícolas na nossa alimentação.

Pretende-se, assim, capacitar todos os cidadãos e em particular as famílias que recebem apoio alimentar ao abrigo deste programa de ajuda alimentar para a possibilidade de se produzirem refeições equilibradas e saudáveis a partir de alguns ingredientes de base disponibilizados neste programa, nomeadamente os hortícolas. A sua presença não habitual nos padrões de consumo alimentar destes grupos mais vulneráveis da população originou algumas dificuldades ao nível da sua preparação e incorporação nas refeições diárias por parte dos destinatários do PO AMPC, razão pela qual o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), com a colaboração do Chef Fábio Bernardino, desenvolveu este manual onde demonstra que a utilização dos hortícolas, que são distribuídos por este cabaz de alimentos, pode dar origem a refeições completamente distintas, saborosas e de fácil preparação. Para além de se apresentar um conjunto de receitas de sopas, enquanto um método de confeção ideal para os hortícolas, apresentam-se também algumas sugestões de utilização destes alimentos nos pratos principais e também em lanches e snacks.

O período para a submissão de candidaturas para este programa de distribuição de alimentos e que tem como beneficiárias, as entidades publicas ou privadas sem fins lucrativos está a decorrer, teve início no dia 5 de agosto e termina no próximo dia 9 de setembro.

Pode consultar os manuais em:

Cabaz de alimentos do PO APMC

Como utilizar os hortícolas do cabaz

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Nova proposta para os cabazes de alimentos a serem distribuídos às pessoas mais carenciadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais