Estou a ler:

Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

Notícias

Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard – Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra-se integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

Neste BI, com dados disponíveis com data igual ou posterior a 01 janeiro de 2022, é possível analisar, o número e tipologia de Consultas de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP); o número de utentes com consulta, motivos e destinos de alta. Descreve ainda os diagnósticos e intervenções nutricionais mais frequentes, de acordo com o Catálogo Português de Nutrição (CPN) e caracteriza os utentes da Consulta de Nutrição de acordo com o seu IMC e hábitos alimentares. Os dados estão disponíveis de forma desagregada para as diferentes faixas etárias.

É a primeira vez que é criado um dashboard específico para a área da nutrição nos CSP, sendo que esta ferramenta representa uma grande mais-valia para os profissionais e unidades de saúde, na medida em que permite fazer uma caracterização da sua produção e do perfil de utentes que acedem aos cuidados nutricionais nos CSP.

Cada profissional de saúde dos CSP terá acesso a este novo dashboard no portal BI-CSP, através da área BI Self-Service (https://bicsp.min-saude.pt), utilizando o seu e-mail institucional (conta Office365).

Esta ferramenta foi desenvolvida através de um trabalho conjunto de diferentes instituições do Ministério da Saúde, nomeadamente a Direção-Executiva do SNS (DE-SNS), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e, também pela Ordem dos Nutricionistas.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais