Estou a ler:

Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

Notícias

Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard – Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra-se integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

Neste BI, com dados disponíveis com data igual ou posterior a 01 janeiro de 2022, é possível analisar, o número e tipologia de Consultas de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP); o número de utentes com consulta, motivos e destinos de alta. Descreve ainda os diagnósticos e intervenções nutricionais mais frequentes, de acordo com o Catálogo Português de Nutrição (CPN) e caracteriza os utentes da Consulta de Nutrição de acordo com o seu IMC e hábitos alimentares. Os dados estão disponíveis de forma desagregada para as diferentes faixas etárias.

É a primeira vez que é criado um dashboard específico para a área da nutrição nos CSP, sendo que esta ferramenta representa uma grande mais-valia para os profissionais e unidades de saúde, na medida em que permite fazer uma caracterização da sua produção e do perfil de utentes que acedem aos cuidados nutricionais nos CSP.

Cada profissional de saúde dos CSP terá acesso a este novo dashboard no portal BI-CSP, através da área BI Self-Service (https://bicsp.min-saude.pt), utilizando o seu e-mail institucional (conta Office365).

Esta ferramenta foi desenvolvida através de um trabalho conjunto de diferentes instituições do Ministério da Saúde, nomeadamente a Direção-Executiva do SNS (DE-SNS), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e, também pela Ordem dos Nutricionistas.