Estou a ler:

O cancro (e cuidados alimentares) em linguagem acessível

Notícias

O cancro (e cuidados alimentares) em linguagem acessível

A DGS tem a honra de chancelar o Projeto "Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar", desenvolvido no Ipatimup e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Neste projeto são apresentados 8 pequenos livros dedicados aos cancros de cólon, esófago, mama, próstata, pulmão, estômago, bexiga e tiróide, com uma linguagem acessível e educativa. Saiba mais.

booklets

A DGS tem a honra de chancelar o Projeto “Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar”,  desenvolvido no Ipatimup e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que teve como ponto de partida entrevistas a doentes oncológicos, cujas vivências, dúvidas e iliteracia em relação ao cancro impulsionaram a elaboração de uma série de booklets onde a alimentação e os cuidados alimentares estão presentes.

São apresentados 8 pequenos livros dedicados aos cancros de cólon, esófago, mama, próstata, pulmão, estômago, bexiga e tiróide, com uma linguagem acessível e educativa, capaz de desconstruir medos, mitos e termos médicos habitualmente incompreensíveis.

O projeto contou com a participação ativa dos investigadores do IPATIMUP e I3S sob supervisão da Prof. Paula Silva e profissionais do  CHSJoão e do IPO-Porto. Todo o projeto foi realizado sob a coordenação geral do Professor Rui Mota Cardoso e com coordenação científica do Professor Manuel Sobrinho-Simões.

Pode ler e descarregar gratuitamente aqui. 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: O cancro (e cuidados alimentares) em linguagem acessível

2 comentários a “O cancro (e cuidados alimentares) em linguagem acessível”

  1. Angela Soares diz:

    Parabéns pela iniciativa!

  2. Angela Soares diz:

    Parabéns pela iniciativa!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais