O nutrimento faz 5 anos!

No Dia Mundial da Alimentação o Nutrimento celebra 5 anos!

No Dia Mundial da Alimentação o blogue Nutrimento celebra 5 anos de existência. Nesta data solene o Nutrimento iniciou a sua atividade, com o objetivo de aproximar todos aqueles que gostam e procuram mais conhecimento sobre temas da nutrição e alimentação. Atualmente, o blogue já conta com cerca de 871871 utilizadores e mais de 2 426 568 visualizações.

“Porquê Nutrimento?”

Este foi um dos primeiros conteúdos que convidámos os nossos leitores a descobrir e que voltamos a destacar.

Nutrimento

Um Nutrimento é uma “substância ou princípio nutriente ou nutritivo, elemento útil ao funcionamento do organismo, que é próprio dos alimentos”. Foi esta a definição escrita pelo Dr. Emílio Peres, um dos responsáveis  por instituir a formação superior na área das Ciências da Nutrição em Portugal, e foi também este o nome escolhido para o blog do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, como forma de homenagear este ilustre investigador e pedagogo.

Emílio Peres no seu livro Alimentação e Saúde, na página 36, explicitava o conceito:

“Por meio de transformações digestivas o organismo aproveita dos alimentos um conjunto de substâncias nutritivas (princípios nutrientes ou nutrimentos), todas elas igualmente indispensáveis para o seu funcionamento e para a construção e manutenção das suas estruturas.

São sete as famílias de nutrimentos alimentares: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, sais minerais, vitaminas, água e fibras. Um oitavo nutrimento, oxigénio, recebemo-lo do ar que respiramos e não da comida.”

Os dicionários dão as seguintes definições:

nutrimento (latim nutrimentum, -i): substantivo masculino

  1. Acto ou efeito de nutrir ou de se nutrir. = NUTRIÇÃO
  2. O que alimenta. = ALIMENTAÇÃO, SUSTENTO
  3. Tudo o que alimenta
  4. Alimentação; sustento
  5. O que dá alento; o que encoraja

in Dicionário Priberam da Língua PortuguesaInfopédia

Pretende-se que o blog tenha tal como o nutrimento a função de alimentar a troca de informação, de ideias, o debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação, a divulgação das boas práticas e da investigação sobre esta temática.

 

Estamos de Parabéns!

0 Comentários , Adicione o seu

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: Blogue