Estou a ler:

O PNPAS e a ajuda alimentar às Pessoas Mais Carenciadas

Notícias

O PNPAS e a ajuda alimentar às Pessoas Mais Carenciadas

É com enorme prazer que o PNPAS e a DGS se associaram ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) no sentido de que a oferta alimentar a estas pessoas e famílias fosse nutricionalmente adequada, de acordo com as recomendações nutricionais mais atuais.

Raw vegetables

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) apoia a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, chegando a mais de 60 000 beneficiários, espalhados por 135 territórios e fornecendo milhares de toneladas de alimentos. Capacita ainda as famílias e/ou as pessoas mais carenciadas na seleção dos géneros alimentares, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através da realização de sessões de esclarecimento e ou de sensibilização e informação. A identificação dos potenciais destinatários finais é realizada de acordo com os critérios de carência em vigor, pelo técnico de acompanhamento e atendimento social das famílias.

Por isso, foi com enorme prazer que o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) se associaram a este Programa no sentido de que a oferta alimentar a estas pessoas e famílias fosse nutricionalmente adequada, de acordo com as recomendações nutricionais mais atuais.

Trata-se de uma nova forma de encarar a ajuda alimentar. Não apenas a ajuda com o que se tem (muitas vezes com excesso de produtos de má qualidade nutricional ricos em gordura e açucares) mas procurando cada vez mais conciliar saúde, nutrição adequada e necessidades energéticas.

Desta forma, poderemos quebrar o ciclo de pobreza, insegurança alimentar e doença crónica, cada vez mais instalado nas populações desfavorecidas. Para isso, elaborámos um conjunto de recomendações alimentares, definimos géneros alimentícios a integrar e calculamos necessidades nutricionais a serem satisfeitas, originando um “caderno de encargos” que foram considerados para os cabazes alimentares a distribuir para cada um dos indivíduos tipo, bem como as respetivas quantidades de alimentos por grupo etário para o período de um mês que constam em tabelas, agora a utilizar.

Este trabalho laborioso e preparado durante meses, só foi possível graças ao esforço inicial da Dra. Catarina Sena (DGS), posteriormente acompanhado pela Dra. Cristina Rodrigues (Instituto de Segurança Social – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social). E ao cuidado técnico da Prof. Maria João Gregório, a quem agradecemos.

Vira-se uma página e cumprem-se dois objetivos centrais do PNPAS:

“Informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial nos grupos mais desfavorecidos;” e “Identificar e promover ações transversais que incentivem o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional de forma articulada e integrada com outros setores, nomeadamente da agricultura, desporto, ambiente, educação, segurança social e autarquias;”

Muito obrigado.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: O PNPAS e a ajuda alimentar às Pessoas Mais Carenciadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais