Estou a ler:

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos?

Notícias

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos?

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. De acordo com a EFSA “a experiência dos surtos anteriores com coronavírus, nomeadamente com o coronavírus SARS-CoV e com o coronavírus MERS-CoV, mostram que a sua transmissão não ocorreu através do consumo alimentar”.

boas práticas.003

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. De acordo com a EFSA “a experiência dos surtos anteriores com coronavírus, nomeadamente com o coronavírus SARS-CoV e com o coronavírus MERS-CoV, mostram que a sua transmissão não ocorreu através do consumo alimentar”. O European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), a este respeito, refere que, apesar de se suspeitar que o novo coronavírus é de origem animal, atualmente a sua transmissão ocorre pessoa a pessoa por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies ou objetos contaminados.

Porém, aplicando o princípio da precaução, a manutenção e o reforço das boas práticas de higiene e segurança alimentar durante a manipulação, preparação e confecção dos alimentos é recomendada.

Assumindo o princípio da precaução, a OMS publicou no seu site algumas recomendações relativas às boas práticas de higiene e segurança alimentar e, a nível nacional, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), publicou hoje no seu website um comunicado – Pode o novo tipo de coronavírus ser transmissível através da Comida?

Destas orientações relativas à preparação, confeção e consumo de alimentos, destaca-se o reforço das seguintes boas práticas de higiene:

– Lavagem frequente e prolongada das mãos (com água e sabão durante 20 segundos), seguida de secagem apropriada evitando a contaminação cruzada (por exemplo fechar a torneira com uma toalha de papel ao invés da mão que a abriu enquanto suja)

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? 1

– Desinfeção apropriada das bancadas de trabalho e das mesas com produtos apropriados

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? 2

– Evitar a contaminação entre comida crua e cozinhada

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? 3

– Cozinhar e “empratar” a comida a temperaturas apropriadas e lavar adequadamente os alimentos crus

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? 4

– Evitar partilhar comida ou objetos entre pessoas durante a sua preparação, confeção e consumo

O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? 5

A ASAE irá continuar a acompanhar esta situação de forma contínua e sempre que se justifique emitirá novos comunicados ou documentos técnicos.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais