Estou a ler:

OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

Notícias

OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia.

Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção ao longo do ciclo de vida (dirigida para fases do ciclo de vida de maior vulnerabilidade – pré-conceção, gravidez, infância e adolescência), bem como na modificação dos ambientes obesogénicos.

O excesso de peso (incluindo a obesidade) é um dos principais fatores de risco para a mortalidade e incapacidade na Região Europeia. É responsável por mais de 10% de total de mortes nesta região a cada ano e representa 7% do total de anos vividos com incapacidade (YLDs).

Especificamente para a população portuguesa, de acordo com os dados mais recentes do Global Burden Disease (2019), o excesso de peso (incluindo da obesidade) também está entre os principais fatores risco para carga da doença no nosso país, contribuindo para cerca de 9% da mortalidade e 7% do total de YLDs no ano de 2019.

De acordo com a estimativa da OMS, em 2016, a prevalência de excesso de peso e de obesidade em adultos era de 57,5% e 20,8%, respetivamente (estimativa padronizada para idade). Esta estimativa padronizada para a idade, que permite uma comparação mais rigorosa entre países, mostra que a prevalência de excesso de peso e de obesidade na população adulta portuguesa é inferior à média dos EU 13, EU 14 e à média dos países da região Europeia da OMS.

O WHO European Regional Obesity Report 2022 apresenta também a evidência mais recente relativa aos determinantes comerciais da obesidade, os desafios do marketing digital de alimentos e dos ambientes alimentares digitais, a associação entre a obesidade e o risco de cancro, o impacto da pandemia COVID-19 na prevalência da obesidade, bem como a maior morbilidade e mortalidade por COVID-19 verificada em indivíduos com obesidade e ainda as diferentes abordagens para o tratamento e gestão da obesidade em crianças, adolescentes e adultos.

Além disso, o relatório inclui as últimas recomendações para uma intervenção efetiva e baseada em evidência científica para combater a obesidade nos países da Região Europeia. O relatório conclui assim apresentando um conjunto de ações políticas que os Estados-Membros podem adotar e implementar para prevenir a obesidade, recomendando um a utilização de abordagens de âmbito populacional. Algumas destas ações já se encontram em curso em Portugal, nomeadamente a utilização de medidas fiscais (imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas), a regulação do marketing alimentar dirigido a crianças, a legislação que determina a oferta alimentar em diferentes espaços públicos, como por exemplo nas escolas e a monitorização da obesidade infantil (WHO Childhood Obesity Surveillance Initiative).

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS contribuiu para a elaboração deste relatório da OMS, tendo elementos da sua equipa como co-autores. O relatório pode ser consultado aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais