A rotulagem nutricional é uma ferramenta através da qual os Governos e outras partes interessadas podem guiar as escolhas alimentares dos consumidores em direção a opções mais saudáveis. A rotulagem nutricional, especialmente a rotulagem na frente da embalagem (“front-of-pack”), pode também estimular alterações favoráveis da composição da oferta alimentar, nomeadamente através da reformulação de produtos alimentares.
A Organização Mundial da Saúde está, por esse motivo, a realizar uma reunião técnica em Lisboa, para rever a evidência disponível e compilar a experiência e a aprendizagem de vários países de modo a desenvolver princípios orientadores para a implementação de rotulagem na frente da embalagem.
Os principais objetivos desta reunião são:
- Rever os tipos de rotulagem na frente da embalagem que estão atualmente a ser implementados ou propostos, e identificar os seus benefícios e limitações;
- Rever e avaliar a evidência relativa à eficácia de diferentes tipos de rotulagem na frente da embalagem;
- Identificar os problemas e os aspetos a ter em consideração para a conceção e a implementação de sistemas de rotulagem na frente da embalagem, de modo a desenvolver linhas orientadoras para a sua implementação.
Ao reunir a informação existente, e tendo por base várias revisões da evidência, os especialistas irão discutir os tipos de rotulagem na frente da embalagem em uso ou propostos, os seus benefícios e limitações, o seu desempenho ou potencial desempenho na orientação da seleção de alimentos e no incentivo à reformulação de produtos alimentares, assim como as considerações para a conceção e a implementação de sistemas de rotulagem na frente da embalagem.