Estou a ler:

Opção Vegetariana nas Ementas das Cantinas e Refeitórios Públicos

Notícias

Opção Vegetariana nas Ementas das Cantinas e Refeitórios Públicos

Foi ontem publicada, em Diário da República, a Lei que estabelece a obrigatoriedade de existência de uma opção vegetariana nas ementas das cantinas e refeitórios públicos.

cantina

Foi ontem publicada, em Diário da República, a Lei que estabelece a obrigatoriedade de existência de uma opção vegetariana nas ementas das cantinas e refeitórios públicos a partir de dia 1 de Junho deste mesmo ano, com um período de adaptação máximo de 6 meses após essa mesma data.

Esta lei aplica-se às cantinas e refeitórios dos órgãos de soberania e dos serviços e organismos da Administração Pública, nomeadamente às unidades integradas no Serviço Nacional de Saúde, lares e centros de dia, estabelecimentos de ensino básico, secundário, ensino superior, prisionais e tutelares educativos e serviços sociais.

Para combater o desperdício alimentar, a lei considera ainda algumas circunstâncias excecionais em que a inexistência ou a baixa procura poderão justificar a dispensa ou o estabelecimento de regimes de inscrição prévia.

Para consultar a respetiva lei clique aqui.

O PNPAS lançou em paralelo o manual: “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios base”, que pretende ser uma ajuda no planeamento de ementas vegetarianas saudáveis e que pode ser consultado aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Opção Vegetariana nas Ementas das Cantinas e Refeitórios Públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais