Estou a ler:

Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres

Notícias

Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres

Conheça a receita de hoje. Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres. Uma receita fácil, rápida e equilibrada produzida pelo Chef Fábio Bernardino e a equipa do PNPAS e que pode ser encontrada no manual "Receitas com Enlatados". Saiba mais.

Pastel de Atum

A equipa do PNPAS em conjunto com o Chef Fábio Bernardino e sua equipa produziram várias receitas com conservas de pescado nacionais, desde o atum, sardinha e cavala, até ao mexilhão ou lulas. Um trabalho que demonstra a versatilidade gastronómica das nossas conservas. Todas as receitas apresentadas não levaram sal adicionado e a sua composição nutricional é descrita em cada receita.

Hoje destacamos a receita “Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres“, uma receita fácil, rápida e equilibrada que pode facilmente levar consigo para a praia.

Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres

4 pessoas | 20 minutos

Custo: 0,58€ p/ pessoa

INGREDIENTES

  • 400g de grão-de-bico
  • 200g espinafres
  • 2 latas de atum
  • 120g cebola
  • 10g alho
  • 10g mistura de sementes à escolha
  • 1 colher de chá de caril

MODO DE PREPARAÇÃO:

1. Numa taça coloque o grão-de-bico e com a ajuda de um garfo esmague até obter uma massa homogénea.

2. Corte a cebola, e o alho e adicione ao preparado anterior juntamente com os espinafres frescos.

3. Tempere com o caril, adicione as latas de atum e envolva tudo.

4. Com a ajuda de uma colher faça pequenos pasteis, passe numa mistura de sementes à escolha e sirva.

DICA:

Ao optar por atum em óleo ou azeite deve escorrer bem de forma a retirar o excesso de gordura.

Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres 1

CURIOSIDADES NUTRICIONAIS:

Nesta refeição é possível obter um aporte importante de ácidos gordos ómega 3, pela utilização do atum, um peixe gordo, e de sementes. Os espinafres são uma ótima fonte de vitamina A importante para a visão e sistema imunitário, para além de juntamente com o grão-de-bico, fornecerem uma quantidade importante de fibra a este prato.

 

Fotografia: Inês Fernandes

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 20 Maio, 2023

    Portugal é o 8º país mais preparado para combater a obesidade

    Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

    Ler mais
  • 19 Maio, 2023

    Novos dados da OMS Europa demonstram como a pandemia COVID-19 afetou os hábitos alimentares e de atividade física das crianças na Europa

    Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.

    Ler mais
  • recomendação de consumo de pescado nutrimento pnpas

    Recomendações para o consumo de pescado

    Foram publicadas esta semana as recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa. O consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar o seu consumo em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas. De acordo com estas recomendações, para estes grupos vulneráveis, o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana é o adequado, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

    Ler mais