Estou a ler:

Peixe, pegada ecológica e saúde

Notícias

Peixe, pegada ecológica e saúde

Portugal é um dos países do mundo com maior consumo de pescado. Certamente um, senão o país europeu onde se trata e prepara melhor o peixe, fruto de uma longa tradição gastronómica e ligação ao mar. E também um dos países do mundo com maior área marítima exclusiva. Saiba mais.

Peixe

Portugal é um dos países do mundo com maior consumo de pescado. Certamente um, senão o país europeu onde se trata e prepara melhor o peixe, fruto de uma longa tradição gastronómica e ligação ao mar. E também um dos países do mundo com maior área marítima exclusiva.

Neste sentido, os portugueses têm acesso a um legado alimentar que muito os protege do ponto de vista da saúde. O consumo regular de peixe, de origem variada e particularmente de peixe de proximidade da nossa costa, oferece proteína de grande qualidade, vitaminas e minerais em abundância e particularmente um perfil de gorduras protetoras cardiovasculares que têm sido muito estudadas e que permitem sugerir que os maiores consumidores de pescado (em detrimento de outras fontes de proteína animal) têm menor risco de doença e morte.

Contudo, sabemos que o peixe, em particular de pesca longínqua, dificilmente é sustentável e tem grandes impactos no meio ambiente. A pesca sustentável, de proximidade, com recurso a uma frota pesqueira que volte a ter capacidade de operar eficazmente nas águas nacionais e que respeita os ciclos de produção é essencial.

Essencial será também o recurso à tecnologia e inovação, para que se consiga produzir peixe perto do local onde este é consumido e com qualidade nutricional e sem risco toxicológico.

Este é o desafio. Que a nutrição e o ambiente trabalhem em parceria, para que o portugueses continuem a ter este alimento tão saudável e promotor da sua saúde à mesa.

Imagem retirada de Eduardo Mota Silva
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Peixe, pegada ecológica e saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais