O PNPAS enquanto coordenador do work package na área da redução do marketing alimentar dirigido a crianças da EU Joint Action Best-ReMaP esteve presente em várias sessões do Policy Symposium on NCD Prevention, que decorreu entre os dias 14 e 16 de junho em Bruxelas. O PNPAS participou nas mesas “Economic analysis of policy measures targeting food environment and childhood obesity” e “Best-practices in reducing marketing of unhealthy food to children and adolescents”.
Portugal lidera, juntamente com a Irlanda, o work package da EU Joint Action Best-ReMaP na área da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças. No âmbito deste work package pretende-se definir modelos harmonizados ao nível da EU para a regulação e monitorização da publicidade alimentar dirigida a crianças, com um particular foco para a monitorização do marketing digital, bem como para a definição de um modelo de perfil nutricional harmonizado.
Esta ação conjunta (EU Joint Action Best-ReMaP) entre 24 países da União Europeia pretende promover a implementação de medidas na área da promoção da alimentação saudável, nomeadamente melhorar a capacidade dos Estados Membros nas áreas da monitorização e reformulação dos produtos alimentares, da regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças e da definição de modelos de compras públicas saudáveis.