Estou a ler:

Portugal tem provavelmente o cabaz de alimentos destinado às pessoas carenciadas mais saudável da UE

Notícias

Portugal tem provavelmente o cabaz de alimentos destinado às pessoas carenciadas mais saudável da UE

Os número apresentados no I Encontro do FEAC, mostram que este programa já chegou a cerca de 80 mil pessoas e que já distribuiu mais de 13.500 toneladas de alimentos. Mas mais do que falar em quantidade, o que importa realçar é que este programa representa uma mudança de paradigma na qualidade nutricional dos modelos de ajuda alimentar em Portugal. Saiba mais aqui.

Encontro FEAC POAPMC

Portugal tem provavelmente o cabaz de alimentos destinado às pessoas carenciadas mais saudável da UE

O atual programa de distribuição de alimentos de Portugal, enquadrado no âmbito do Fundo Europeu de Apoio às Pessoas mais Carenciadas, resultou de um trabalho verdadeira interministerial, da responsabilidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e com a colaboração do Ministério da Saúde, através do PNPAS da DGS e do Ministério da Economia, através ASAE. 

Os número apresentados no I Encontro do FEAC, a 11 de fevereiro, mostram que este programa já chegou a cerca de 80 mil pessoas e que já distribuiu mais de 13.500 toneladas de alimentos. Mas mais do que falar em quantidade, o que importa realçar é que este programa representa uma mudança de paradigma na qualidade nutricional dos modelos de ajuda alimentar em Portugal. 

Neste encontro foi também apresentado o novo cabaz de alimentos que irá integrar a segunda fase deste programa. Em breve, publicaremos o documento técnico elaborado pelo PNPAS e que serviu de base a esta revisão.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Portugal tem provavelmente o cabaz de alimentos destinado às pessoas carenciadas mais saudável da UE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais