Estou a ler:

Praia Saudável | Praia Protegida

Notícias

Praia Saudável | Praia Protegida

O calor intenso que se faz sentir frequentemente nos dias de verão, requer cuidados redobrados. A exposição solar prolongada pode originar queimaduras solares que, para além de serem dolorosas, são nocivas para a saúde. Saiba os cuidados a ter.

Praia-Protegida

COMO ESTAR PROTEGIDO NA PRAIA?

O calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde. A exposição solar prolongada pode originar queimaduras solares, assim para continuar a desfrutar da praia precisa de cuidados redobrados:

  1. Sempre que estiver ao ar livre, use protetor solar com índice de proteção adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência igual ou superior a 30. Renove a sua aplicação de 2 em 2 horas, principalmente se estiver molhado ou se transpirou bastante;
  2. Em períodos de muito calor, evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
  3. As crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitas à exposição solar;
  4. Deve ser evitada a exposição direta ao sol de crianças com menos de 3 anos;
  5. Use roupas leves, claras e soltas e não se esqueça do chapéu (preferencialmente de abas largas), dos óculos de sol e do protetor solar.
  6. Beba água mesmo quando não tem sede.
  7. Seja cuidadoso: evite acidentes ou afogamento. Mergulhe e nade sempre em total segurança!

A radiação ultravioleta do sol pode também ter graves repercussões na saúde, particularmente ao nível da pele e dos olhos. O índice UV (ultravioleta) mede a intensidade da radiação solar, e varia de 1 a 11. Quanto mais elevado o índice, maior é o risco de causar dano à pele (queimadura solar ou eventualmente a longo prazo cancro da pele). Respeite os avisos: proteja-se.

Deixamos aqui algumas recomendações que deve sempre ter em consideração nos dias de praia:

  1. Tenha em atenção que as radiações solares podem provocar queimaduras da pele, mesmo debaixo de um chapéu-de-sol.
  2. Estar dentro de água também não previne queimaduras solares nas zonas expostas, pois a água do mar e a areia da praia refletem os raios solares.

Em caso de queimadura solar deve:

  • Evitar nova exposição ao sol;
  • Aplicar compressas com água fria;
  • Não rebentar as bolhas;
  • Não aplicar álcool, manteiga ou óleos gordos;
  • Se necessitar de aconselhamento ligue SNS24: 808 24 24 24.

LEMBRE-SE: EM PERÍODOS DE MUITO CALOR, EVITE A EXPOSIÇÃO DIRETA AO SOL, ESPECIALMENTE ENTRE AS 11 E AS 17 HORAS

Na próxima semana, partilharemos informação de como realizar uma alimentação saudável nos dias de praia. Esteja atento!

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Praia Saudável | Praia Protegida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais
  • 27 Julho, 2023

    DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

    “Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.

    Ler mais