Estou a ler:

Recomendações para a alimentação dos Peregrinos

Notícias

Recomendações para a alimentação dos Peregrinos

Nesta altura do ano são esperados muitos milhares de peregrinos a caminho do Santuário de Fátima. Para se percorrer, em segurança e com saúde, muitas centenas de quilómetros a pé são necessários alguns cuidados com o corpo e a alimentação. Saiba aqui quais as recomendações.

35218299040_f00a574539_c

A alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios proporcionados pelas peregrinações

Nesta altura do ano são esperados muitos milhares de peregrinos a caminho do Santuário de Fátima. Para se percorrer, em segurança e com saúde, muitas centenas de quilómetros a pé são necessários alguns cuidados com o corpo e a alimentação.

Foi com este objetivo que a DGS e o PNPAS voltam a apresentar o Manual de Alimentação para Peregrinos.

A alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios proporcionados pelas peregrinações. Sem alguns cuidados básicos de alimentação, os percursos podem tornar-se mais penosos, colocar em risco a saúde do peregrino e até eliminar eventuais benefícios para a saúde desta atividade.

O manual descreve os cuidados alimentares antes e após os percursos e outros cuidados de saúde básicos. Para nos ajudar nesta tarefa, de construir um manual sobre alimentação para as pessoas que fazem peregrinações, pedimos ajuda a um conjunto alargado de profissionais da área da saúde, em particular nutricionistas, de uma instituição de ensino situada perto do Santuário de Fátima e com uma larga tradição no acompanhamento destas situações – a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, a quem muito agradecemos o empenho na produção deste documento 

Pode ler o manual aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Recomendações para a alimentação dos Peregrinos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais