Estou a ler:

Sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar

Notícias

Sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar

Com o início das aulas torna-se importante reforçar a promoção do consumo de fruta e hortícolas em idade escolar. Assim, voltamos a apresentar o seguinte ebook desenvolvido no âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso e que pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar. Saiba mais aqui.

fruta e horticolas

Mais fruta e hortícolas

Com o início das aulas torna-se importante reforçar a participação dos pais na educação alimentar dos seus filhos e na promoção de uma boa alimentação tanto na escola como em casa.

Os hortícolas e a fruta são alimentos que se destacam para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. O consumo inadequado de fruta e hortícolas é considerado um dos principais determinantes das doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de, pelo menos 400g de hortofrutícolas para se usufruir dos efeitos protetores destes alimentos. Contudo, em Portugal uma grande percentagem das crianças não atinge estes valores. Os dados do último Inquérito Alimentar Nacional dizem-nos que cerca de 72% das crianças portuguesas não cumprem esta recomendação da OMS.

Considerando a importância desta temática, foi desenvolvido no âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso um e-book, que voltamos a divulgar, e que conta que com o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.

Este e-book pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar, capacitando as respetivas famílias com conhecimentos e competências para uma maior utilização de fruta e hortícolas na alimentação diária.

Pode descarregar o e-book aqui.