Estou a ler:

The Lisbon Call to Action – To protect children from obesogenic environments

Notícias

The Lisbon Call to Action – To protect children from obesogenic environments

O Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde lançaram hoje o “Lisbon Call to Action – Para proteger as crianças dos ambientes alimentares obesogénicos”.

O Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde lançaram hoje o “Lisbon Call to Action – Para proteger as crianças dos ambientes obesogénicos”, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta iniciativa visa incentivar diversos atores e parceiros a desenvolver ações para proteger as crianças de ambientes digitais que promovem a obesidade. Ao mesmo tempo, pretende potenciar as oportunidades que a digitalização pode trazer para melhorar o acesso a uma alimentação saudável.

Esta iniciativa surge no âmbito da conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”, que foi organizada em conjunto com a OMS para a Região Europeia e onde se debateram os desafios e as oportunidades do mundo digital para as políticas de prevenção da obesidade.

A Call to Action de Lisboa, pretende promover um conjunto de ações que se dirigem aos governos, pais e famílias, academia, escolas e comunidade escolar, organizações da sociedade civil e não governamentais, criadores de conteúdo digital, marketeers, produtores de tecnologia e aos operadores económicos do setor alimentar.

Aos governos pede-se ação para reduzir a exposição das crianças ao marketing digital de alimentos não saudáveis; aos pais e famílias pede-se para reconhecerem os riscos associados à excessiva exposição das crianças aos ecrãs, procurando encorajar a sua redução; às escolas e toda a comunidade escolar pede-se colaboração no sentido de contribuírem para o aumento da literacia digital e mediática das crianças e jovens e aos operadores económicos do setor agroalimentar e marketeers pede-se o compromisso de não publicitarem alimentos de má qualidade nutricional para crianças. São apenas alguns exemplos.

A Call to Action de Lisboa pode ser consultada e subscrita aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: The Lisbon Call to Action – To protect children from obesogenic environments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais