Estou a ler:

The Lisbon Call to Action – To protect children from obesogenic environments

Notícias

The Lisbon Call to Action – To protect children from obesogenic environments

O Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde lançaram hoje o “Lisbon Call to Action – Para proteger as crianças dos ambientes alimentares obesogénicos”.

O Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde lançaram hoje o “Lisbon Call to Action – Para proteger as crianças dos ambientes obesogénicos”, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta iniciativa visa incentivar diversos atores e parceiros a desenvolver ações para proteger as crianças de ambientes digitais que promovem a obesidade. Ao mesmo tempo, pretende potenciar as oportunidades que a digitalização pode trazer para melhorar o acesso a uma alimentação saudável.

Esta iniciativa surge no âmbito da conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”, que foi organizada em conjunto com a OMS para a Região Europeia e onde se debateram os desafios e as oportunidades do mundo digital para as políticas de prevenção da obesidade.

A Call to Action de Lisboa, pretende promover um conjunto de ações que se dirigem aos governos, pais e famílias, academia, escolas e comunidade escolar, organizações da sociedade civil e não governamentais, criadores de conteúdo digital, marketeers, produtores de tecnologia e aos operadores económicos do setor alimentar.

Aos governos pede-se ação para reduzir a exposição das crianças ao marketing digital de alimentos não saudáveis; aos pais e famílias pede-se para reconhecerem os riscos associados à excessiva exposição das crianças aos ecrãs, procurando encorajar a sua redução; às escolas e toda a comunidade escolar pede-se colaboração no sentido de contribuírem para o aumento da literacia digital e mediática das crianças e jovens e aos operadores económicos do setor agroalimentar e marketeers pede-se o compromisso de não publicitarem alimentos de má qualidade nutricional para crianças. São apenas alguns exemplos.

A Call to Action de Lisboa pode ser consultada e subscrita aqui.