No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis. Esta data assinala o dia em que Jesus Cristo terá recebido a visita dos 3 Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) depois do seu nascimento. Em Portugal, o Bolo-Rei é presença assídua neste dia. Diz a lenda que este bolo representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos, sendo a côdea o ouro, as frutas secas e cristalizadas a mirra, e o aroma, o incenso. A presença da fava é também remetida para esta lenda. No momento em que os Reis Magos disputavam entre si qual dos três teria a honra de ser o primeira a entregar os presentes a Jesus Cristo, diz-se que um padeiro terá feito um bolo escondendo no seu interior uma fava. Quem retira-se a fatia contendo a fava seria aquele que ganharia o direito de entregar os presentes em primeiro lugar. Uma tradição ainda visível nos dias de hoje.
Para além do típico Bolo-Rei, e como opção, destaca-se o Bolo Rainha. Uma alternativa que se caracteriza pela ausência das frutas cristalizadas, mantendo a forte presença dos frutos secos, habitual nestas receitas. De forma a celebrar este dia, deixamos uma receita de Bolo Rainha mais saudável, com uma clara redução na quantidade de açúcares adicionados, mantendo todo o seu sabor. Sublinhe-se, no entanto, que as calorias continuam presentes pelo que o seu consumo deverá ser moderado.
BOLO RAINHA
4 pessoas | 1 hora
Ingredientes:
- 600g farinha
- 200ml cerveja preta
- 1 unidade de ovo
- 50g Abóbora de gila cozida
- Mix de sementes (40g) – abóbora, trigo, centeio
- 30g frutos secos a gosto
- 20g mel
- 20ml vinho do porto ou outro vinho licoroso
- 10g levedura
- 1 un. raspa de laranja e limão
Modo de preparação:
- Comece por misturar a farinha, o mel o ovo, a cerveja e a levedura até obter uma massa uniforme. Deixe repousar por 15 min.
- Abra a massa e recheie com metade dos frutos secos. Envolva tudo, dê forma, pincele com ovo e decore com os restantes frutos secos.
- Pegue na abóbora da gila, parta-a, e leve a assar no forno. Quando estiver assada e raspe o interior com uma colher de pau.
- Por fim coloque a gila, por cima do preparado e leve ao forno a 180ºC durante 35 minutos.
Truques e dicas: Dentro dos frutos secos utilize a seu gosto, podendo igualmente reaproveitar quaisquer sobras.
Declaração Nutricional (por fatia: 50g):
Receita de Chef Fábio Bernardino
I&D Alimentar e Fotografia – Inês Fernandes