Estou a ler:

VI Feira da Dieta Mediterrânica

Notícias

VI Feira da Dieta Mediterrânica

O PNPAS apoia a Dieta Mediterrânica e a Comissão Nacional para a sua preservação, apoiando também a Feira da Dieta Mediterrânica que todos anos acontece em Tavira, este ano entre os dias 06 e 09 de setembro no centro histórico de Tavira. Saiba mais.

Feira DM

Dieta Mediterrânica

O PNPAS apoia a Dieta Mediterrânica e a Comissão Nacional para a sua preservação, apoiando também a Feira da Dieta Mediterrânica que todos anos acontece em Tavira, este ano entre os dias 06 e 09 de setembro no centro histórico de Tavira.

A Feira tem como objetivos a transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica. Marcam presença diversos países da bacia do mediterrâneo,  produtores de alimentos e seus produtos, mostras botânicas, praça da convivialidade e restauração, provas gastronómicas e petiscos, música e outras artes performativas, poesia, exposições, projeções, visitas ao património e às coleções de fruteiras e conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.

O Mercado da Ribeira e o Mercado Municipal contarão com demonstrações, oficinas e exposições culinárias.

Na Praça da República atuarão António Zambujo (quinta-feira, dia 06), o andaluz Diego El Cigala, figura destacada do flamenco (sexta-feira, dia 07), a fadista Carminho (sábado, dia 08) e para o fim de festa um concerto a pensar nos mais jovens, com AGIR (domingo, dia 09).

O palco do Castelo receberá os italianos Mascarimiri, os gregos Ria Ellinidou & Band “Colours of Greece”, a andaluza Rocío Marquez e os marroquinos AYWA.

A Igreja da Misericórdia será palco dos concertos do quarteto Ensemble Med e da jovem pianista andaluza Penélope Carrasco.

Na Igreja das Ondas haverá uma viagem pela poesia mediterrânica com Carlos Mota de Oliveira acompanhado por António Candeias, ainda o Duo Mediterraneus e os Suono Cantabile com voz e alaúde.

Destaca-se, também, a participação de grupos etnográficos portugueses, Grupo de Pedrinhas de Arronches, Os Ganhões de Castro Verde, Cana Rachada da Azambuja, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho e a mascarada tradicional dos Caretos de Podence. Haverá participações de ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, de grupos de música popular portuguesa, bem como oficinas de danças tradicionais mediterrânicas e o Fado com História, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.

A gastronomia mediterrânica estará disponível, nos cinco restaurantes e tascas, na Praça da Convivialidade /Parque do Palácio da Galeria. Aderiram à Feira dezenas de restaurantes do concelho que disponibilizam menus relacionados com a dieta mediterrânica.

 

Uma atividade cultural e gastronómica a não perder.

 

Consulte mais informações aqui.