Receita para 7 pessoas
INGREDIENTES
- 4 Nabos com a rama (500g)
- 350g da rama dos nabos
- 200g de batata descascada
- 200g de cebola descascada
- 200g de cenoura descascada
- 200g de alho francês limpo
- 400g de feijão manteiga cozido
- 2,5 Litros de água
- 5 c .s de azeite
- Sal
Modo de Preparação
Leve ao lume um tacho com a água, retire a rama aos nabos e descasque-os. Corte um em pedaços, corte também a batata, a cebola, a cenoura e o alho francês, lave tudo e junte ao tacho, deixe cozer durante 20 minutos.
Entretanto corte o resto dos nabos em quartos de lua ou em cubos, corte também a rama em pequenos pedaços lave e deixe escorrer.
Retire o tacho do lume e reduza tudo a puré. Leve de novo ao lume deixe ferver junte os nabos cortados, a rama e o feijão, mexa e deixe cozinhar durante 12 minutos. Junte o azeite, tempere de sal, mexa, deixe ferver e sirva quente.
Fácil
Económico
Tempo: 45 minutos
Comentário Nutricional
O padrão alimentar mediterrânico caracteriza-se por preparados simples a baixas temperatura, como as sopas, que não alteram significativamente os nutrientes. E pela presença de quantidades abundantes de substâncias protetoras, presentes no feijão e hortícolas, como diversos tipos de antioxidantes, minerais e vitaminas, para além de substâncias semi-digeríveis que permitem a saciedade e proteção intestinal. A presença de azeite como gordura central das nossas sopas permite um fornecimento de ácidos gordos essenciais e de saudável gordura monoinsaturada de origem vegetal. Neste caso particular, aproveita-se a rama dos nabos. De grande valor nutricional e baixo quantidade de calorias. Mas toda a tradição mediterrânica é de grande aproveitamento dos hortícolas e de reutilização dos vegetais tornando-a assim, amiga da saúde mas também do ambiente.