Como lidar com um “bufete tudo incluído” e mesmo assim ter umas excelentes férias

Com a chegada das férias são muitas as famílias que procuram hotéis e alojamentos com o regime tudo incluído. Por norma, nestes locais, os bufetes são abundantes com grande diversidade de alimentos e a oferta é praticamente irresistível. São muitas as tentações que acabam facilmente em exagero. Um pesadelo para quem tem tendência em aumentar de peso. Mas também pode ser um prazer para quem tiver alguns cuidados básicos.

Ficam aqui algumas sugestões e estratégias que pode utilizar para manter uma alimentação saudável e sobreviver aos bufetes durante as férias:

Escolha uma mesa com boa vista ou em local agradável. Afaste-se das mesas onde está a comida e a confusão. Quanto mais afastado melhor. Menos stress alimentar e mais prazer na refeição.

Opte pela água como bebida de eleição a acompanhar a refeição. A água não só promove a saciedade, como hidrata em tempos de calor e limpa as papilas gustativas permitindo saborear (sem calorias adicionais) ao máximo todos os novos sabores que tem pela frente.

Inicie sempre a refeição com uma sopa de legumes ou com uma boa salada antes de passar para a escolha do prato principal. Por vezes, estes bufetes têm excelentes saladas.

Dê uma volta completa ao bufete antes de começar a selecionar os alimentos para o seu prato. Não leve o prato na mão, nesta primeira ronda. Assim, terá noção de toda a oferta disponível e poderá fazer uma escolha mais consciente sem grandes impulsos.

Opte por um prato pequeno ou mesmo de sobremesa para a refeição principal. Ter à frente um prato cheio (mesmo que pequeno) contribui para a sua saciedade e acabará por consumir menor quantidade. Repita se necessário.

Repita as rotinas de casa, mas com novos sabores e aromas. Na seleção dos alimentos lembre-se que os legumes e saladas devem fazer parte da constituição do seu prato. E lembre-se, que tal como em casa apenas costuma fazer uma única refeição com uma fonte de proteína (carne, peixe, ovos) e hidratos de carbono (arroz, massa, batata). Não se deixe levar pelo exagero.

Lembre-se que cada dia poderá experimentar um novo prato e sobremesa. Não tem de provar e misturar tudo no mesmo dia. Ao misturar tudo numa só refeição ou prato, perde a noção dos sabores e torna a refeição mais banal sem um momento de distinção.

No final da refeição, lembre-se da fruta. É uma ótima sobremesa e rica em água necessária para a manutenção da hidratação durante os dias quentes de verão. Só depois prove as sobremesas doces se ainda tiver apetite. Lembre-se da dica anterior. Uma sobremesa nova por dia. Evite misturas.

Monitorize o que as suas crianças colocam no prato. Repita a mesma estratégia que utilizou para si. Sopa ou saladas, refeição principal e fruta. Só depois sobremesa e água a acompanhar. E acompanhe-as nas primeiras escolhas, explicando sabores e pratos novos. Evite que as crianças façam escolhas sozinhas. Incentive a prova de novos sabores, explique os novos alimentos disponíveis. Divirta-se com elas. Mas não as deixe totalmente sozinhas, em particular nas primeiras escolhas.

Por fim, aproveite estes dias para se mexer mais. Bastante mais. E escolha atividades que lhe dêem prazer. Sozinho ou em grupo. Passear ou dançar diariamente podem ser boas opções

Lembre-se que provar novos alimentos e comentar novos sabores faz parte da experiência de umas férias memoráveis. Já trazer uns quilos a mais, não !

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