Caldo verde especial

 

Receita para 6 pessoas

 INGREDIENTES

  •  1 (150 g) cebola
  •  1 (150 g) alho-francês
  •  4 dentes de alho
  • 3 c. de sopa de azeite extra virgem
  • 1 (200 g) batata
  • 1 (100 g) cenoura
  • 1 (280 g) courgette
  • 1 c. de sopa de sal
  • 1,2 dl de água
  • 200 g de caldo verde

Orientações

Descasque e corte a cebola em pedaços e leve-a ao lume numa panela com o alho-francês em rodelas, os dentes de alho esborrachados e sem pele, e 2 colheres de sopa de azeite. Junte a batata descascada e cortada em cubos, a cenoura pelada e cortada em pedaços e a courgette em meias luas finas. Salpique com o sal, mexa e deixe cozinhar, tapado e sobre lume brando, durante cerca de 40 minutos.

Adicione a água a ferver e triture a sopa com a varinha mágica. Deixe retomar fervura e introduza o caldo verde previamente escaldado. Deixe ferver destapado durante mais 10 minutos.

Retire do lume e regue com o restante azeite.

Em dias especiais sirva a sopa com uma rodela fina de chouriço em cada prato ou com fatias finíssimas de bacon magro, tostadas numa frigideira antiaderente.

A receita e imagem foram cedidas pelo Pingo Doce. Para conhecer melhor todas as receitas visite http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/biblioteca/receitas/

3 Comentários , Adicione o seu

  1. Finalmente saímos do caldo verde quase só à base de batata! Há quanto tempo eu junto outros ingredientes, com exceção da cenoura, enfim, para manter a cor branco/esverdeado do puré, mas acrescento um legume, que me habituei a usar mais recentemente, e que acho fantástico – o Chuchu!
    Pois, alguém já comentou: é muito caro (cerca de 2 euros/Kg)! Sim, é verdade. Mas eu plantei 2 chuchus e agora colho dezenas e dezenas de quilos. Afinal, sendo mais comum no Brasil, esta planta desenvolve-se extraordinariamente bem no nosso país. Só precisa de espaço para trepar, podendo ocupar uma área extensa, até que se formem as primeiras geadas …. Mas, em sopas, purés, estufados, é uma maravilha.

    Helena Gaspar a 07/11/2014 às 13:10
    • Também uso o chuchu em várias receitas, como substituto da batata e, no caldo verde fica ótimo : nem notamos que não há batata. Também plantei 1 chuchu num cantinho do jardim e cresceu imenso, sem precisar de cuidados especiais.

      Helena Marques a 19/12/2014 às 10:57
  2. É com agrado que vejo a partilha de receitas saudáveis por parte da DGS. Contudo não sei onde se encaixa o chouriço e bacon como “dica saudável” não misturem alhos com bugalhos, sff

    100% saudável não inclui estas duas opções para dias especiais.

    E, pela parte que me toca, dispenso a publicidade ao Pingo Doce por parte da autoridade de para as questões de saúde. Este organismo público deveria sempre apelar ao comércio tradicional, mercados e feiras até biológicos. Ou ainda é um passo muito grande?

    O chucho é excelente substituto da batata e da-se lindamente por cá.

    Paulo Gonçalves a 13/07/2015 às 14:50

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: Receita